Diarinho Titulo Cartilha educativa

HQ revela toda importância do meio ambiente

‘Dom Pedrinho e os Guardiões da Natureza’ aposta na união da fauna e da história do País para educar alunos

Fabio Junior
Especial para o Diário
21/09/2025 | 08:27
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques | DGABC
FOTO: André Henriques | DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Prepare-se para uma nova aventura. O jovem Dom Pedrinho, garoto esperto e sorridente, embarca em inédita jornada ao lado de seus melhores amigos: Ana Clara, Lucas e Miguel. Eles seguem por uma esplêndida trilha cercada por árvores gigantes e mistérios. No caminho encontram os animais mais inteligentes da fauna brasileira: a charmosa Serena, a preguiça, e o destemido Diego, a onça-pintada. Todos se unem para proteger a floresta e o meio ambiente. Uma missão repleta de desafios.

Para saber o fim da história, porém, será necessário ler a HQ (História em Quadrinhos) Dom Pedrinho e os Guardiões da Natureza, cartilha educativa produzida pela concessionária de parques naturais Parquetur, em parceria com o Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas). O material foi apresentado na última sexta-feira e será distribuído gratuitamente em escolas municipais, estaduais e particulares.

O lançamento ocorreu no Parque Caminhos do Mar, em São Bernardo, com cerca de 100 alunos do ensino fundamental, entre eles os pequenos da Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, de Santo André.

Ayla Candido Souza Silva, 10 anos,- aprovou. “Gostei muito de aprender sobre a natureza e as ciências, porque aqui a gente junta tudo. Quando peguei a HQ, a primeira impressão que tive foi que ela contava as histórias daqui mesmo. Achei bem legal”. 

Também andreense, Isaac Azevedo Machado, 10,ficou curioso em saber mais sobre os animais. “Gosto de conhecer as espécies, como as cobras, porque existem várias. Acho que a revista vai me ajudar muito a aprender mais sobre os bichos”. 

Já Guilherme Inocêncio de Souza, 10, outro andreense, chegou a destacar o animal favorito. “Achei a revistinha bem legal. Gosto muito da natureza. Deu até vontade de visitar outros lugares. O meu animal favorito é o tucano”, disse. 

A revista foi produzida por educadores, designers, ilustradores e especialistas em conservação ambiental, com vasta experiência em projetos de pesquisas científicas. O objetivo foi criar material lúdico, que sirva de apoio aos professores no ambiente escolar. 

Um dos idealizadores da HQ e também um dos administradores do Parque Caminhos do Mar, Carlos Telecki, 48, morador da Capital, afirmou que o segredo foi equilibrar a realidade e a ficção. “Começamos com a ideia de aproveitar todas as atrações do parque. Pensamos em como transformar esses atrativos em um projeto de educação ambiental que pudesse ser levado para as escolas. Acredito que os personagens que mais vão cativar as crianças são os animais, porque a fauna desperta conexão emocional. Ao humanizarmos esses bichinhos, conseguimos gerar o aprendizado de forma divertida”. explicou. 

Com a nova HQ, o parque se transforma em um lugar onde aprender é tão divertido quanto brincar. E, como bons guardiões, os pequenos já entenderam o propósito da missão: cuidar da Mata Atlântica e se tornar protetores da natureza.

Projeto tem como objetivo integrar diversão, aprendizado e informação

Antes da distribuição dos exemplares da história em quadrinhos, as crianças tiveram um passeio por uma das florestas mais ricas do Brasil. Guiado por monitores, visitaram pontos emblemáticos do Parque Caminhos do Mar, como o Monumento ao Pico, Rancho da Maioridade, Padrão do Lorena, Cruzeiro Quinhentistas, Pontilhão Raiz da Serra, Pouso Paranapiacaba, Belvedere Circular e muito mais. 

Pedro Cleto Carvalhaes, 43 anos, CEO (Chief Executive Officer) do espaço, disse que o projeto se tornou essencial para aumentar o número de visitantes ao parque. “Temos toda estrutura necessária para divulgar o nosso trabalho. Estamos em um local onde Dom Pedro passou antes de declarar a Independência do Brasil. Queremos resgatar a importância deste ambiente e apresentá-lo para as crianças dentro de uma narrativa educacional e simples”, explicou. 

Na visão do executivo, a conexão natureza e memória do País se mostra necessária. “Precisamos unir a Mata Atlântica com a história do Brasil, pois ambas têm a sua devida importância. É fundamental que as próximas gerações entendam esses projetos e o valorizem”, finalizou. 

Para as crianças, foi uma experiência única e espetacular, na qual foi ensinado sobre a preservação ambiental e mostrado um dos pontos mais emblemáticos da história brasileira, formando uma base sólida para o desenvolvimento de futuros cidadãos conscientes e engajados para que o futuro do planeta seja melhor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;