Política Titulo Antigo hospital municipal

Com apoio da Justiça, assistentes sociais entram no prédio invadido em Diadema

Equipe da Prefeitura realiza o cadastramento das famílias que estão no imóvel; desocupação pode ocorrer ainda hoje

24/09/2025 | 15:33
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC
FOTO: André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 Equipe de assistentes sociais da Prefeitura de Diadema realiza nesta quarta-feira (24) o cadastramento das famílias que se encontram no prédio do antigo Hospital Municipal, invadido no último dia 7 por integrantes do MLB (Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas). Segundo apurado pelo Diário, foram cadastradas até o momento 30 pessoas, inclusive, idosos e crianças. Porém, na lista informada pelo movimento por determinação judicial há 209 ocupantes. 

Na terça-feira, a juíza Natália Cristina Torres Antonio determinou que o MLB garantisse o acesso de agentes municipais ao imóvel, que foram impedidos de realizar o cadastramento na segunda-feira. A magistrada também determinou que o movimento se abstivesse de praticar atos de hostilidade e apresentasse, no prazo improrrogável de 24 horas, a relação completa dos ocupantes, com documentos de identificação, para controle das pessoas autorizadas a entrar no local.

À Prefeitura, a juíza determinou que fosse realizado o cadastramento de todos os ocupantes efetivamente no imóvel até 19 de setembro — data em que a decisão foi proferida —, etapa que a administração municipal está cumprindo nesta quarta-feira. 

A Justiça condicionou a desocupação do prédio à inclusão das pessoas, comprovadamente em vulnerabilidade, em programas de assistência social e habitação do município. Porém, os oficiais de Justiça e da Defensoria Pública, responsáveis por verificar o cumprimento das determinações judiciais, que eram esperados nesta terça-feira para acompanhar a equipe responsável pelo cadastramento só compareceram nesta quarta-feira. 

Há expectativa que a desocupação ocorra ainda nesta quarta-feira, tendo em vista a presença dos agentes públicos, da PM (Polícia Militar) e da GCM (Guarda Civil Municipal). 

O movimento convocou para as 17 horas desta quarta-feira uma manifestação em frente ao prédio invadido. 

A matéria segue em atualização. 

LEIA MAIS 

Sem concluir cadastros, desocupação de imóvel invadido em Diadema não ocorre




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;