Artigo
FOTO: DGABC

A campanha ‘Cuidar de quem cuida é cuidar da cidade inteira’, do Sindserv Santo André, destaca a importância da valorização dos servidores públicos que prestam atendimento essencial e garantem o funcionamento da cidade nas áreas da saúde, educação, Guarda, trânsito, meio ambiente, assistência social e demais setores de atendimento à população.
A defesa da saúde mental se faz necessária. Antigamente, as principais doenças que atingiam os servidores públicos estavam relacionadas à dependência química. Éramos confrontados com esse problema, que gerava um grande impacto na vida dos trabalhadores, e também na própria operação dos serviços públicos. E, como Sindicato, atuamos como um verdadeiro guardião, buscando soluções, promovendo apoio e acolhimento.
Hoje o mundo do trabalho contemporâneo é marcado pela plataformização, uberização, inteligência artificial e pelas lógicas do neoliberalismo – produzir o máximo possível, no menor tempo e com o menor custo trabalhista. Esse cenário intensificou a precarização e a pressão constante por desempenho, o que acendeu um sinal de alerta: doenças emocionais e psicológicas, como o estresse crônico, a depressão e a Síndrome de Burnout, têm atingido muitos servidores da nossa cidade.
Doenças invisíveis, mas que causam um grande impacto no trabalho diário, gerando absenteísmo, afastamentos prolongados e, em muitos casos, a incapacidade temporária ou permanente para o exercício das funções.
A escassez de trabalhadores, devido à falta de concursos públicos, somada ao alto índice de faltas e licenças médicas, acaba sobrecarregando aqueles que permanecem no serviço público.
Quem fica, assume uma carga de trabalho ainda maior, o que não só prejudica a qualidade do serviço prestado, mas também leva a um ciclo de adoecimento. Isso impacta a saúde dos servidores e a capacidade do poder público em oferecer serviços de qualidade à população.
A nossa campanha está sendo desenvolvida em etapas, incluindo: a realização de uma pesquisa diagnóstica junto aos servidores andreenses para mapear a saúde mental no trabalho; atividades com rodas de conversa e a apresentação do estudo para a Câmara.
Esses resultados vão orientar ações de acolhimento do Sindicato e de negociações com a Prefeitura, a fim de proteger a saúde mental dos trabalhadores no serviço público municipal, com medidas imediatas e estruturais de melhoria nas condições de trabalho.
Cuidar da saúde mental e emocional dos servidores é garantir que eles possam ter uma vida de trabalho saudável e produtiva para assegurar serviços de qualidade. Também significa valorizar esses trabalhadores que são o coração da nossa cidade.
Durval Ludovico é representante legal do Sindserv Santo André.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.