Cultura & Lazer Titulo Literatura

Santo André tem lançamentos literários que celebram a história da cidade e o amor

Eventos gratuitos acontecem nesta quarta-feira (8), na Biblioteca Nair Lacerda e na Casa da Palavra Mário Quintana

08/10/2025 | 11:06
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 Santo André recebe nesta quarta-feira (8) dois lançamentos literários que celebram a cultura, a história e os sentimentos. A Biblioteca Nair Lacerda e a Casa da Palavra Mário Quintana, importantes espaços culturais do município, serão palco das atividades gratuitas abertas ao público.

Às 14h, a Biblioteca Nair Lacerda apresenta a nova edição do livro João Ramalho e Santo André da Borda do Campo, de Affonso d'Escragnolle Taunay, publicada pela Editora Armada. A obra revisita os primeiros anos da então vila de Santo André e traz personagens marcantes da história, como João Ramalho, o cacique Tibiriçá, Bartira e os padres jesuítas Anchieta, Leonardo Nunes e Manoel da Nóbrega, além de governantes como Martim Afonso de Souza.

Publicado originalmente em 1932, o livro foi republicado em 1953 e pela Prefeitura de Santo André em 1969. Nesta nova edição, o título ganha 20 imagens inéditas, as atas da Câmara dos Vereadores de 1555 a 1558, com a grafia original da época, e mais de 60 novas notas. O trabalho é resultado de levantamentos históricos do próprio Taunay, que foi administrador do Museu Paulista por quase 30 anos, além de referências de historiadores dos séculos XIX e XX.

Mais tarde, às 19h, a Casa da Palavra Mário Quintana sedia o lançamento da segunda edição do livro Eu e Tu – Uma História de Amor, do poeta Sergio Varuzza. Inspirado em Fernando Pessoa, o autor propõe uma reflexão sobre a vida, os encontros e os sentimentos humanos, construindo uma narrativa poética sobre o amor com lirismo e originalidade.

As atividades integram a agenda cultural da cidade e reforçam o papel dos espaços públicos de Santo André como locais de acesso à literatura e valorização da memória local.

LEIA TAMBÉM:

Cineclube de Santo André tem mostra gratuita de filmes nacionais em outubro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;