Diarinho Desenhista, que faz parte do Diarinho há cerca de 50 anos, ganha longa para contar sua vida e a de seus personagens
Vantoen Pereira Jr/Divulgação

O Diarinho já passou por muitas transformações ao longo do tempo. Lá no comecinho, há 53 anos, quando nossos avós liam o jornal, ele era apenas uma página. Depois, quando chegou às mãos dos nossos pais, ganhou mais matérias e passatempos. Tivemos a expansão para D+, até chegar no que conhecemos hoje. E, mesmo com tantas mudanças, uma coisa nunca ficou de fora: as tirinhas da Turma da Mônica! Desde as capas dos anos 1970 até as páginas atuais, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali continuam fazendo parte da história do jornal. Agora, esses queridos personagens vão saltar do impresso para as telas de cinema, em filme que conta a história do criador: Mauricio de Sousa.<EM>
No dia 23 de outubro, estreia em todo o Brasil Mauricio de Sousa – O Filme, a cinebiografia que conta de forma emocionante e divertida a história do inventor da Turma da Mônica, o desenhista que transformou sonhos, lápis e papel em um universo que encanta gerações. O longa leva o público para uma verdadeira viagem no tempo, mostrando desde a infância de Mauricio, em Mogi das Cruzes, até os primeiros traços que deram origem aos personagens mais queridos do País.
Essa história cruza com o Diarinho que, quando se transformou em encarte, em 2 de julho de 1972, tinha suas capas produzidas especialmente para ele pela equipe de Mauricio, que, por telefone, recebia o tema da edição.
Nos anos 1960, o desenhista também imprimiu suas primeiras revistas nas oficinas do jornal, na Rua Catequese. O filme relembra o momento da vida do desenhista que tinha de visitar jornais para entregar suas obras.
Quem interpreta Mauricio de Sousa nas telonas é o próprio filho do cartunista, Mauro Sousa, ator de teatro e musicais que faz sua estreia nos cinemas com este papel para lá de especial. Ele confessa que viver o pai nas telonas foi um dos maiores desafios da sua vida.
“Tudo que eu passei na minha carreira parece que foi para me preparar para esse momento: interpretar meu pai no cinema”, contou Mauro. “Foi um sentimento de enorme responsabilidade.” O filho, que cresceu rodeado pelo universo da MSP Estúdios, levou para o filme toda a bagagem que acumulou em espetáculos musicais e produções teatrais, além de muito carinho e respeito pela trajetória do pai.
O pequeno Diego Laumar é quem interpreta Mauricio na infância, uma fase cheia de descobertas e curiosidades. O ator mirim ficou encantado ao descobrir quantos talentos o jovem artista tinha. “Ele sabia jogar futebol, cantar, desenhar, jogar bolinha de gude... e, no fim, descobriu que o que ele queria mesmo era ser artista”, conta Diego.
Além deles, o elenco tem Thati Lopes como Marilene, a primeira esposa de Mauricio, Elizabeth Savalla no papel da querida Vó Dita, e Natália Lage e Emílio Orciollo Neto como os pais do desenhista. A direção é de Pedro Vasconcelos, conhecido por sucessos como Fala Sério, Mãe!, e a produção tem a assinatura de Tuinho Schwartz, com coprodução da The Walt Disney Company Brasil e da MSP Estúdios.
Mauricio de Sousa – O Filme é uma história sobre acreditar em si mesmo, seguir os sonhos e nunca desistir, mesmo quando o caminho parece difícil. Agora é a hora de juntar seus avós e pais, que também leram o Mauricio neste Diarinho, e correr para o cinema assistir.
LEIA TAMBÉM:
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.