Sabores & Saberes Titulo Sabores & Saberes

Outubro Rosa

Antonio Carlos do Nascimento
20/10/2025 | 08:44
Compartilhar notícia
FOTO: DGABC
FOTO: DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Afora o câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tumor maligno mais frequente em mulheres, sendo aquele que mais causa mortes nesta população e por esta razão, mobiliza esforços por todo o mundo para a conscientização sobre a importância da prevenção desta doença, movimento internacionalmente personificado no que conhecemos como “Outubro Rosa”. 

A onda rosa foi iniciada em Nova York no mês de outubro do ano de 1991, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa na “Corrida pela Cura”, que passava a ser promovida anualmente. 

A instituição supracitada foi fundada em 1982 por Nancy Goodman Brinker, que, sensibilizada por todo o sofrimento da irmã Susan, morta por câncer de mama em 1980, prometeu a criação de um projeto que estimulasse a busca de métricas de prevenção, diagnóstico precoce e cura para esta patologia.

A mobilização foi crescente e seguiu abraçando o mundo em uma dinâmica de envolvimento midiático sem precedentes, de tal modo que nos dias de hoje monumentos icônicos das principais cidades do planeta estão coloridos pela cor rosa por todo o mês de outubro, entre outras ações pela causa.

O câncer de mama é altamente letal, contudo, na maior parte das vezes oferece a oportunidade para a sua detecção precoce, desde que obedecidos alguns cuidados, os quais passam pelo autoexame, mas não prescindem das visitas periódicas ao serviço de saúde da mulher, garantidas em todos os nossos sistemas de saúde, sejam públicos ou privados.

A mamografia é o padrão-ouro para rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, sendo mandatória sua execução a partir dos 40 anos de idade segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) e a Febrasgo (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia).

O Ministério da Saúde orienta a feitura deste exame entre os 50 e 69 anos bianualmente e a partir dos 40 anos e acima dos 70 sob justificativa médica. 

Ainda que com discordâncias protocolares singelas, é possível dizer que para toda mulher em território brasileiro, ao menos no tocante à prevenção do câncer de mama, todos os meses são rosas!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;