Inovador Veículo 100% elétrico da GAC é um SUV com cara de minivan, espaço interno e design impressionam
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC

Poucas vezes nos últimos tempos um carro chamou tanta atenção durante o período de avaliações do Diário como o Aion Y, da GAC. O design futurista do carro – com destaque para os faróis dianteiros chamados pela marca de angel wing (asa de anjo) –, o jeitão de minivan (apesar de ser um SUV) e até a cor (amarelo) colocaram o 100% elétrico no centro das atenções.
O carro tem 4,53m de comprimento, 1,87 m de largura e 2,75m de entre-eixos. Com essas dimensões, acomoda facilmente cinco pessoas. O motor de 204 cv proporciona velocidade máxima de 150 km/h e 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
São duas versões, que se diferenciam pela quantidade de equipamentos oferecidos. A Premium custa R$ 174.990 e a Elite, R$ 184.990.
De acordo com a normatização do Inmetro, a autonomia é de 318 km. Entretanto, o condutor deve ficar atento, pois o modelo avaliado estava com a marcação chinesa, que é bem mais generosa, indica pouco mais de 400 km.
O carro é equipado com seis air bags, rodas de alumínio de 17 polegadas (18 na versão Elite), freios a disco ventilado na frente e sólidos atrás, vidros, trava das portas e retrovisores com acionamento elétrico, faróis full LED dianteiro e traseiro, DRL, teto solar panorâmico, ar-condicionado e bancos dianteiros com controle de temperatura e ajustáveis eletricamente. Além de tela touchscreen de 14,6 polegadas.
O sistema Adas, por sua vez, está disponível na versão Elite. Inclui alertas de abertura de portas, colisão frontal e traseira, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa. Há assistentes de congestionamento, permanência em faixa, além de monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e controlador de velocidade adaptativo.
LEIA TAMBÉM:
SUV Tiggo 7 ganha versão 2026 com foco em experiência tecnológica
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.