Cena Política
FOTO: Seri/DGABC

Nesta sexta-feira (14) vai fazer um mês que representantes da Prefeitura de Santo André e proprietários do imóvel onde funcionou o Hospital Jardim, abandonado há 15 anos, assinaram contrato anticrese por meio do qual a cidade assume a posse temporária do prédio – por duas décadas e meia – e passa a abater a dívida de R$ 10 milhões em IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com o valor do aluguel cobrado de terceiros pelo uso do edifício. Ocorre que até hoje a Procuradoria-Geral do Município não peticionou à Justiça comunicando-a sobre o entendimento administrativo entre as partes, o que conferiria valor legal ao acordo e permitiria a reativação do tradicional endereço. Consultado pela coluna sobre a demora, o procurador-geral Marcel Leonardo Diniz disse que não deve explicação ao público.
Xadrez
Interlocutor de políticos do Grande ABC, região onde atuou por bastante tempo, Carlos Augusto Cesar (PSB-foto) foi preso nessa quarta-feira (12) em operação da Polícia Federal que apura fraudes em licitações públicas. Atual vice-prefeito de Hortolândia, Cafu, como é conhecido, já foi candidato a prefeito de Rio Grande da Serra. Em 2004 e 2008, promoveu disputa acirrada com Adler Kiko Teixeira, que na época estava filiado ao PSDB e venceu em ambas as ocasiões. O socialista também foi casado com Penha Fumagalli (PSD), que governou o município de 2022 a 2024.
Dia do Axé
Em São Bernardo, o vereador Netinho Rodrigues (Podemos) presidirá hoje, às 19h, a sessão solene na Câmara em comemoração ao Dia do Axé, no plenário Tereza Delta. O Legislativo também oferece ao público uma exposição de arte e objetos dos povos e das religiões de matriz africana.
Parceria
O vereador e líder de governo em Diadema, Juninho do Chicão (Progressistas), apresentou ao deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos) ofício solicitando uma solução à falta de tomógrafo e equipamento de ressonância magnética no Hospital Estadual do Serraria, a fim de levar a situação ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Recebemos aqui do vereador uma reclamação absurda, que dura há mais de um ano. Sabemos que a saúde é prioridade e, por isso, levarei essas informações ao governador e ao secretário de Saúde, Eleuses Paiva”, afirmou o deputado.
Pé na estrada
A menos de um ano das eleições gerais, em outubro de 2026, o presidente estadual do PSDB, Paulo Serra, intensificou sua agenda política. Nessa quarta-feira (12), ele foi recebido no Palácio da Cerâmica, sede do Poder Executivo de São Caetano, pelo prefeito Tite Campanella (PL). O anfitrião afirmou que o bate-papo girou em torno de “gestão e desafios” e que o visitante colocou o partido à disposição da administração. Já o tucano, que classificou a conversa como “ótima”, elogiou o “trabalho incrível” do liberal destacando a “reconstrução financeira da cidade” – e, à coluna, segregou que gostaria de contar com Tite na sigla.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.