Cena Política Titulo Cena Política

Em Diadema, o café vira almoço das vices

15/11/2025 | 08:53
Compartilhar notícia
Gilmar/DGABC
Gilmar/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Quem disse que o café entre as vices-prefeitas do Grande ABC precisa ser sempre igual? Em Diadema, a regra virou exceção. Desta vez, a vice-prefeita Andreia Fontes (PL) resolveu inovar: trocou o tradicional cafezinho por um almoço em uma conceituada churrascaria da cidade. A novidade não parou por aí: os maridos foram convocados para a agenda e até o prefeito Taka Yamauchi (MDB) entrou no clima da confraternização. O encontro reuniu Jéssica Cormick (Avante), de São Bernardo; Regina Maura (PSD), de São Caetano; Vilma Marcelino (PSDB), de Rio Grande da Serra; e Silvana Medeiros (Avante), de Santo André. Entre uma conversa animada e outra, ficou claro que quando as vices se encontram, a agenda pode até mudar, mas a parceria é garantida. 

Bastidores

Competência

Diretor-geral do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, o médico Eduardo Grecco foi homenageado na sexta-feira (14) com o Troféu Destaque 2025, concedido por grupo de comunicação que atua no Grande ABC. Gastrocirurgião e endoscopista, o profissional recebeu a distinção pela qualidade de seu trabalho em prol da comunidade regional. A solenidade de premiação foi realizada na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo e prestigiada pelo prefeito Marcelo Lima (Podemos).

Emendas

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), recebeu ontem a visita do deputado federal Alex Manente (Cidadania). Na pauta, saúde mental, Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) e revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro. O prefeito destacou o envio de emendas parlamentares pelo cidadanista, as quais possibilitaram a contratação de três neurologistas e o projeto do Centro TEA. O parlamentar já se comprometeu com o envio de mais recursos para cidade em 2026.

Inspirado

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), que garante desde o primeiro dia de seu mandato ser um gestor que ouve a população, tem colocado em prática o compromisso assumido. Após receber carta dos alunos da Escola Municipal Vicente Bastos, um pedido se transformou em ação. O chefe do Executivo se inspirou e deu início ao projeto-piloto de coleta seletiva e recolhimento de óleo de cozinha nas unidades da rede municipal. A ação “une aprendizado, consciência ambiental e cidadania”, destacou o liberal. 

Neurodiversidade 

Ainda em São Caetano, o vereador Daniel Córdoba (PSD) apresentou indicação para a criação do Código Municipal da Neurodiversidade. A proposta visa institucionalizar e ampliar as políticas públicas destinadas à inclusão, à acessibilidade e à garantia dos direitos das pessoas neurodivergentes. O texto cita que a neurodiversidade é um conceito que compreende as variações no funcionamento neurológico, como o TEA (transtorno do espectro autista), o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e a superdotação, como parte natural da diversidade humana.

Fiscalização

A Comissão Especial que apura a aquisição e o armazenamento de materiais e equipamentos destinados à educação, em São Bernardo, aprovou requerimento para visitar três escolas municipais nos bairros Montanhão, Tatetos e Ferrazópolis na próxima semana. O objetivo é verificar a entrega de chromebooks e playgrounds às unidades de ensino, conforme informado pela Prefeitura. Já os uniformes não utilizados devem ir ao Fundo Social de Solidariedade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;