Cena Política
Gilmar/DGABC

Quem disse que o café entre as vices-prefeitas do Grande ABC precisa ser sempre igual? Em Diadema, a regra virou exceção. Desta vez, a vice-prefeita Andreia Fontes (PL) resolveu inovar: trocou o tradicional cafezinho por um almoço em uma conceituada churrascaria da cidade. A novidade não parou por aí: os maridos foram convocados para a agenda e até o prefeito Taka Yamauchi (MDB) entrou no clima da confraternização. O encontro reuniu Jéssica Cormick (Avante), de São Bernardo; Regina Maura (PSD), de São Caetano; Vilma Marcelino (PSDB), de Rio Grande da Serra; e Silvana Medeiros (Avante), de Santo André. Entre uma conversa animada e outra, ficou claro que quando as vices se encontram, a agenda pode até mudar, mas a parceria é garantida.
Bastidores
Competência
Diretor-geral do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, o médico Eduardo Grecco foi homenageado na sexta-feira (14) com o Troféu Destaque 2025, concedido por grupo de comunicação que atua no Grande ABC. Gastrocirurgião e endoscopista, o profissional recebeu a distinção pela qualidade de seu trabalho em prol da comunidade regional. A solenidade de premiação foi realizada na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo e prestigiada pelo prefeito Marcelo Lima (Podemos).
Emendas
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), recebeu ontem a visita do deputado federal Alex Manente (Cidadania). Na pauta, saúde mental, Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) e revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro. O prefeito destacou o envio de emendas parlamentares pelo cidadanista, as quais possibilitaram a contratação de três neurologistas e o projeto do Centro TEA. O parlamentar já se comprometeu com o envio de mais recursos para cidade em 2026.
Inspirado
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), que garante desde o primeiro dia de seu mandato ser um gestor que ouve a população, tem colocado em prática o compromisso assumido. Após receber carta dos alunos da Escola Municipal Vicente Bastos, um pedido se transformou em ação. O chefe do Executivo se inspirou e deu início ao projeto-piloto de coleta seletiva e recolhimento de óleo de cozinha nas unidades da rede municipal. A ação “une aprendizado, consciência ambiental e cidadania”, destacou o liberal.
Neurodiversidade
Ainda em São Caetano, o vereador Daniel Córdoba (PSD) apresentou indicação para a criação do Código Municipal da Neurodiversidade. A proposta visa institucionalizar e ampliar as políticas públicas destinadas à inclusão, à acessibilidade e à garantia dos direitos das pessoas neurodivergentes. O texto cita que a neurodiversidade é um conceito que compreende as variações no funcionamento neurológico, como o TEA (transtorno do espectro autista), o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e a superdotação, como parte natural da diversidade humana.
Fiscalização
A Comissão Especial que apura a aquisição e o armazenamento de materiais e equipamentos destinados à educação, em São Bernardo, aprovou requerimento para visitar três escolas municipais nos bairros Montanhão, Tatetos e Ferrazópolis na próxima semana. O objetivo é verificar a entrega de chromebooks e playgrounds às unidades de ensino, conforme informado pela Prefeitura. Já os uniformes não utilizados devem ir ao Fundo Social de Solidariedade.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.