Política Titulo Cena Política

Paulo Serra: Gilvan será o ‘nosso líder’ na eleição

18/11/2025 | 08:23
Compartilhar notícia
ARTE: Fernandes
ARTE: Fernandes Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Presidente estadual do PSDB, Paulo Serra disse nessa segunda-feira (17) que o prefeito de Santo André, o seu correligionário Gilvan Ferreira, será o responsável pela “articulação política com os vereadores” visando a campanha pela reeleição da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) e pela dele próprio – a deputado federal ou a governador – em outubro de 2026. A revelação foi feita durante entrevista ao podcast ABC em Off. Durante conversa com o jornalista Leandro Amaral, o tucano fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pelo sucessor – Paulo Serra foi chefe do Executivo andreense de 2017 a 2024 – e chamou Gilvan de “nosso líder político (...), que está à frente da administração”, e atribuiu a ele a responsabilidade pela “manutenção deste grupo político”.

BASTIDORES

Cartão vermelho

A edição desta terça-feira (18) do Diário Oficial Eletrônico do Município de São Caetano vai trazer a exoneração de três nomes de peso ligados ao ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSD), que tem direcionado críticas diárias ao Palácio da Cerâmica, sede do Poder Executivo. Deixarão o governo de Tite Campanella (PL) os auricchistas de quatro costados Jefferson Cirne da Costa (foto), que estava no Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental); Fabiane Galarraga, ligada à Secretaria de Esportes; e Rodrigo Toscano, que atuava no Gabinete.

Martelo batido

Os três prefeitos que controlam os 21 votos do conselho curador da FUABC (Fundação do ABC) já definiram: na assembleia marcada para 27 de novembro vão orientar pela escolha do nome de Fernando Luiz Affonso Fonseca, o mais votado pelo conselho universitário, para a reitoria do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). O vencedor recebeu 41 sufrágios; o oponente, Antonio Carlos Palandri Chagas, teve apenas um. O andreense Gilvan Ferreira, o são-bernardense Marcelo Lima (Podemos) e o são-caetanense Tite Campanella (PL) argumentam que fazer o contrário seria antidemocrático.

Jornal

O PT de Diadema distribuiu, no fim de semana, um jornal de quatro páginas exaltando os recursos enviados pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade e criticando o atual prefeito Taka Yamauchi (MDB). Entre as cobranças à gestão do emedebista, o novo Hospital Municipal, que sofreu diversos reveses ainda no governo José de Filippi Júnior (PT), e a entrega dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), que já foi confirmada por Taka para o próximo mês. A bancada petista, composta por quatro vereadores – Josa Queiroz, Orlando Vitoriano, Patty Ferreira e Gel Antonio – se compromete também a seguir fiscalizando pautas como segurança nas escolas e violência política. 

Podcast

O deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), com base eleitoral em São Bernardo, lançou nessa segunda-feira (17) o podcast Papo Reto com Vicentinho. O episódio de estreia contou com a participação de Douglas Belchior, fundador da Uneafro Brasil. Segundo o parlamentar, o programa visa criar um espaço de diálogo.

LOA

A Câmara de São Caetano realiza nesta terça-feira (18) a segunda votação da LOA (Lei Orçamentária Anual), que prevê arrecadação de R$ 2,74 bilhões para 2026, alta de 5,38% com relação ao valor projetado em 2024 e executado neste ano. O texto recebeu nove emendas apresentadas pela oposição, no entanto, a expectativa é de que as alterações à proposta original sejam rejeitadas pela base governista em plenário. As emendas sugerem o remanejamento de recursos do Tesouro Municipal alocados em determinadas Pastas para outros setores. As propostas foram apresentadas por Bruna Biondi (Psol), Edison Parra (Podemos) e Getúlio de Carvalho Filho, o Getulinho (União Brasil).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;