Cena Política Titulo Cena Política

Vereador cobra Igreja por catequese inclusiva

19/11/2025 | 08:25
Compartilhar notícia
FOTO: Seri/DGABC
FOTO: Seri/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O vereador Julinho Fuzari (Cidadania), de São Bernardo, cobrou recentemente da Igreja Católica “respeito e sensibilidade” com crianças e jovens autistas, além de portadores da Síndrome de Down e PcDs (Pessoas com Deficiência). Em ofício encaminhado ao bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o legislador manifestou preocupação com a maneira como essa parcela de católicos era recebida nas “atividades catequéticas” nas sete cidades e sugeriu “adaptações metodológicas (...), bem como a formação de catequistas, a fim de garantir um ambiente acolhedor”. A Diocese respondeu, garantindo que, ainda antes da manifestação do parlamentar, já havia determinado, em julho, que todos os evangelizadores fossem instruídos “nas metodologias e itinerários adaptados” a este grupo de fiéis. Amém!

BASTIDORES

Testemunha

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Dívida de São Caetano terá nesta quarta-feira (19) momento determinante. A ex-secretária da Fazenda Stefânia Wludarski (foto) é esperada às 9h para depoimento. O grupo quer esclarecer pontos obscuros que geraram o endividamento de R$ 1,15 bilhão no mandato do então prefeito José Auricchio Júnior (PSD), de 2021 a 2024. O relator da CPI diz, no entanto, que a convidada terá o direito de permanecer em silêncio. Edison Parra (Podemos) afirma que “será uma oitiva civilizada, educada, mas objetiva e clara”.

Barba, cabelo e bigode

Atual secretário de Segurança Urbana da Capital, Orlando Morando (sem partido), ex-prefeito de São Bernardo, esteve em Ribeirão Pires para reunião com grupo de cabeleireiros, ao lado do prefeito Guto Volpi (PL) e do secretário de Saúde e pré-candidato a deputado estadual, Clovis Volpi (PSD). Na pauta, as demandas do setor, o aperfeiçoamento dos serviços e o fortalecimento da economia local – e, claro, sua pretensão de chegar à Câmara Federal em 2026.

Companheiro

Debate sobre a escolha do futuro presidente da FUABC (Fundação do ABC) movimentou a sessão dessa terça-feira (18) na Câmara de Santo André. Leandro dos Reis Macedo, o Bahia do Lava Rápido (PSDB), defendeu maior participação do Legislativo no processo de seleção. Ele disse que o próximo comandante da instituição, cujo orçamento em 2026 pode chegar a R$ 4,4 bilhões, deveria ser andreense, “inclusive um vereador” – Almir Cicote (Avante), colega licenciado do tucano, é um dos cotados.

Ausências e presença

GM e Volkswagen, duas montadoras instaladas no Grande ABC, não vão participar da edição deste ano do tradicional Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que, após hiato de sete anos, volta a ser realizado e movimenta o Anhembi de sábado e até o dia 30. Por sua vez, a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, confirmou presença na solenidade de abertura, nesta quinta-feira (20), onde vai compor a mesa de autoridades.

Políticas para Mulheres

A Prefeitura de Santo André oficializou a criação do Núcleo Especial de Políticas para as Mulheres, que passa a funcionar vinculado ao gabinete da vice-prefeita, Silvana Medeiros (Avante). O Núcleo terá como missão articular secretarias municipais, sociedade civil, instituições parceiras e lideranças comunitárias para ampliar a rede de apoio ao público feminino.

Plano A

Interlocutores do Grande ABC que conversaram com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos últimos dias chegaram à conclusão de que, embora assegure o contrário, ele vai concorrer à Presidência da República em 2026.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;