Memória Há dez anos, Quinto Di Felice, assinante e leitor assíduo do Diário, procurou esta página Memória para falar da sua família e dos 60 anos da sua empresa. De repente, mais dez anos se passaram...
Crédito da foto 1 – Marcus Santos (Divulgação)

Em 2015, Quinto Di Felice contou a seguinte história:
Um acaso traz os Di Felice para Santo André. Aqui vivia e trabalhava, na Pirelli, um primo, que os chama.
O pai, Luigi, consegue colocação na mesma indústria.
Maggiorino emprega-se na firma de radiadores Rossi, no Brás.
Quinto, ainda um bambino, vai estudar na escola da Pirelli.
E tudo começaria a mudar, para melhor, em 1955, quando Maggiorino funda a Radiadores Santo Antonio.
DEZ ANOS DEPOIS...
Mais experiente, Quinto Di Felice volta a ligar à Memória.
- Já passaram dez anos, Sr. Quinto?
Diante da resposta positiva, pedimos uma fotografia da Di Felice Radiadores e Baterias hoje. A foto é feita, especial para Memória.
- Quem fez a foto? – indaga o repórter.
- Nós mesmos quem tiramos.
O que nos leva à seguinte reflexão: ok, Santo André e o Grande ABC vivem avançado processo de desindustrialização. Mas quantos exemplos mais como a Di Felice espalham-se pela região?
São as pequenas e médias empresas, a maioria familiares, exemplos de trabalho e perseverança.
Esta história, que se espalha pelas Setecidades, está aí para ser escrita e divulgada. Senhores empreendedores, contem conosco. Qual é a sua história? Contem pra Memória, como o faz o nosso colaborador de hoje.
Sr. Quinto, continue a ler Memória e a nos informar dos passos da sua empresa. Logo, logo, serão 80 anos. Até lá.
PARA LER – A história completa da família Di Felice está em Memória, edições de 6 e 7-9-2015.

Crédito da foto 1 – Marcus Santos (divulgação)
1955/2025. Uma firma familiar na Vila Homero Thon, com os irmãos Di Felice em plena atividade, já com as segunda e terceira gerações. Na frente, a primeira moça sentada à esquerda é Rafaela, seguida pelo pai Willian, pelos fundadores Quinto e Maggiorino, mais as irmãs Rosaria e Loredana e todos os colaboradores, verdadeiramente uma única família
PALAVRA DO LEITOR
POLÍTICA
“Joaquim dos Santos” (Memória, 14 de novembro). Conheci muito bem Joaquim dos Santos quando fui repórter de Política do Diário (1992-95). Gostava muito dele, era um político coerente, confiável e de extrema generosidade. Senti muito a partida dele em plena pandemia. Tenho uma história deliciosa com o Joaquim, envolvendo ainda o Diário, o editor de Política Almir de Freitas e o diretor de Redação Alexandre Polesi. Qualquer hora te conto.
Ricardo Criez - São Bernardo
GEVU
“Grêmio Esportivo Vilas Unidas” (Memória, 10 de novembro). Do GEVU lembramos o nome do Sr. Antonio – o Toninho da Cobal – que tanto fez pelo clube e pelo MESC. Já a Cobal chegou a ter loja na Alameda Glória e depois na Prestes Maia, os dois endereços em São Bernardo. Toninho já é falecido. Grande palmeirense.
José Carlos Soares de Oliveira - São Bernardo
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 23 de novembro de 1975 – Edição 2911
MANCHETE – Socialistas pedem luta em defesa do governo do primeiro-ministro José Pinheiro de Azevedo.
Na Espanha, com a morte de Franco, príncipe Juan Carlos era proclamado rei.
DENÚNCIA – O Conselho Federal de Educação denunciava a existência no Grande ABC de 20 cursos universitários não reconhecidos.
PRIMEIRO PLANO (Hermano Pini Filho) – Motor do Passat número 100 mil acabava de ser produzido pela Volkswagen em São Bernardo.
JÁ NATAL? – Só o Papai Noel do Bazar Angela pode ter ofertas como esta: forninho Atma por 214 cruzeiros.
TV – Rede Globo anunciava a estreia da novela Pecado Capital, com Francisco Cuoco e Beth Faria.
EM 23 DE NOVEMBRO DE...
1820 - D. João VI fundava a Academia das Artes do Rio de Janeiro.
1905 – Dr. Alfredo Pujol tinha conferência marcada para o Salão Steinway, em São Paulo. Assunto: “A Saudade”, “às 8h em ponto.
NOTA DA MEMÓRIA – Alfredo, Ernesto e Hipólito Pujol, na década de 1920, loteariam vários bairros na região, Jardim, Campestre, Santa Maria e Nova Petrópolis, posteriormente adquiridos pela família Simonsen.
Jaú, 22 – A prolongada seca está causando grandes prejuízos à futura safra. Os cafezais acham-se murchos. Nuvens de gafanhotos devastam o município.
Barcelona, 22 – Aumenta a excitação entre republicanos e "catalanistas". Estes abriram subscrições para socorrer os feridos, que têm apresentado melhoras.
1970 - Fundação das Artes de São Caetano anunciava a criação de uma orquestra sinfônica, sob a direção do maestro Moacyr Del Picchia.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado do Sergipe, hoje é o aniversário de Macambira e Poço Redondo.
E mais: Córrego do Ouro (GO), Jaguarão (RS), Rio Novo do Sul (ES), Rochedo (MS), São Jorge d’Oeste (PR) e Vilhena (Rondônia).
HOJE
Dia dos Cristãos Leigos
Dia da Ação Católica
Dia Mundial da Aquarela. Data estabelecida em 2000 pelo maestro e artista mexicano Alfredo Guati Rojo, fundador do Museo Nacional de la Acuarela, em colaboração com a Unesco.
Dia Nacional do Engenheiro Eletricista
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.
Cristo Rei
23 de novembro

“Jesus, lembra-te de mim quando vieres como Rei”.
(*) Oração dita por um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus.
Lucas, capítulo 23, versículos 42-43.
Ilustração: Canção Nova.
Hoje é dia de São Clemente I.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.