Cena Política
Gilmar

O vereador de São Bernardo Luiz Henrique Watanabe (PRTB), o “Jedi dos bons costumes” na luta contra a “imoralidade” e a “doutrinação”, parece ter encontrado um novo alvo épico para sua cruzada: a diva do pop Lady Gaga. Em visita da Comissão Especial de Educação à Emeb Luiza Maria de Farias, o parlamentar deixou de lado o real foco do grupo de trabalho, pois seus olhos de águia (e fiscal implacável dos valores) detectaram algo muito mais perigoso: cartazes de alunos sobre a cantora norte-americana. Como um mestre que sente a perturbação na Força, o legislador foi “tirar satisfação” da diretora da unidade, indignado com a presença da artista em uma escola. É de se perguntar: será que o vereador tem senso de prioridade? E ai dos alunos se cantarem “just dance, gonna be okay”.
Bastidores
Compre aqui, por favor
As festas de fim de ano estão chegando e o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB-foto), já está atento à economia do município. Em busca de fomentar o desenvolvimento financeiro, o emedebista pediu à população diademense que prestigie as lojas locais, pois isso seria um presente duplo à cidade: para quem compra e para os comerciantes, que saem fortalecidos. O chefe do Executivo destacou que a principal rua comercial do Centro foi reorganizada, trazendo maior segurança e tranquilidade para quem vai às compras.
Ficha limpa
O deputado federal Alex Manente (Cidadania), de São Bernardo, celebrou a aprovação do chamado PL Antifacção por considerar que o texto avança em duas frentes: endurece penas para integrantes de facções e ainda amplia as restrições da Lei da Ficha Limpa, impedindo que condenados sejam candidatos e que presos provisórios votem. O legislador defende que “quem escolhe cometer crimes não escolhe contribuir para o bem da sociedade”.
Liderança
O Lide (Grupo de Líderes Empresariais) Grande ABC promoveu na terça-feira o encontro “O novo olhar feminino sobre liderança”, organizado pelo Lide Mulher. A iniciativa reuniu empresárias, executivas e lideranças da região em uma noite de debates sobre o papel das mulheres no mundo corporativo e os caminhos para uma gestão mais humana, criativa e guiada por propósito. A convidada especial foi Carol de Nadai Matos, fundadora e diretora criativa da Biscoitê, primeira biscoiteria do Brasil, que falou sobre inovação, sensibilidade na liderança e a importância de criar experiências capazes de conectar pessoas.
Audiência marcada
O Legislativo de São Bernardo marcou para a próxima terça-feira, às 19h, a audiência pública para discutir a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026, que estabelece receitas de R$ 7,5 bilhões aos cofres municipais para o próximo exercício. Somente depois dessa etapa os 28 vereadores poderão colocar em votação a proposta em plenário, para a sanção do prefeito Marcelo Lima (Podemos), que terá em suas mãos o maior orçamento da história da cidade.
Deu certo
Ainda em São Bernardo, a Câmara avalizou ontem o Plano Municipal de Políticas Culturais, que vai guiar o setor pelos próximos dez anos e estabelece diretrizes para ampliar a produção cultural e garantir protagonismo a mulheres, povos originários, comunidades tradicionais, população negra e outras minorias. Vereador da oposição, Ananias Andrade (PT) não só apoiou a proposta como comemorou sua aprovação. O petista classificou o momento como um avanço decisivo para quem produz e consome artes na cidade e resumiu todo o processo em duas palavras: “deu certo”.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.