Palavra do leitor
FOTO: DGABC

‘Watanabe escolhe sua nova rival: Lady Gaga’ (Cena Política, ontem). Watanabe sabe de fato as obrigações de um vereador? Parece que não.
Gabriel Barbosa
do Instagram
Que perigo! Que bom que os vereadores estão lutando contra problemas reais. (Contém muita ironia).
Tami Gouveia
do Instagram
'Advogados esperam que Marcelo Lima reveja extinção da Fundação Criança em São Bernardo’ (Política, ontem). Vamos às ações! Estamos há mais de quatro anos nessa; essa gestão e essa legislatura têm a chance de fazer diferente e fazer o certo, o constitucional e o melhor para cidade.
Jô Gonzaga
do Instagram
Não é de hoje que a população brasileira clama por mais segurança e rigor na punição à criminalidade. O projeto de lei antifacção, aprovado por 370 votos a favor e 110 contrários, representa um primeiro passo no endurecimento da pena para criminosos. O governo diz que o PL enfraquece a polícia no combate ao crime. Balela. É pura lorota de quem não tem compromisso com a segurança pública e fará tudo para desfigurá-lo no Senado. O apoio maciço da população à megaoperação da PM no Rio é um recado claro – a sociedade está farta da impunidade e exige ações firmes contra o crime organizado. Há regiões neste País onde a polícia sequer consegue entrar. Não é só a população dessas áreas que está exausta: é a sociedade inteira que não aguenta mais esse estado de coisas. Cabe ao Senado e à sociedade civil ficarem vigilantes diante das manobras de quem não tem compromisso com a segurança pública. O PL precisa avançar e o Senado não pode confirmar a pecha de cemitério de leis que endurece penas aos criminosos. O Brasil exige coragem, não omissão.
Mauri Fontes
Santo André
O projeto antifacção que o governo enviou ao Congresso foi aprovado por 370 votos a favor e 110 votos contra, dos governistas, como ordenou Lula. Uma verdadeira piada! Como se nem o Lula concordasse com o projeto do seu próprio governo... Ora, se foi pelas modificações feitas no projeto por parlamentares dos partidos oposicionistas, é porque não sabem conviver com regime democrático. Em qualquer lugar no mundo, um parlamento não está à disposição para dizer amém às vontades de um governo. Esse evento demonstra o quão perdido e angustiado está o Planalto, no comando do País. Mas, como falta ser votado no Senado, e indicado para relator foi um membro da Polícia Federal, senador Alexandro Vieira, se existir alguma aberração no projeto aprovado, certamente será modificado. Mesmo assim, o governo, em minoria, vai seguir contabilizando derrotas no parlamento.
Paulo Panossian
São Carlos (SP)
‘Lula Indica Messias, advogado geral da União, para vaga no STF’ (www.dgabc.com.br). Espero que os senadores não aprovem a indicação para o STF (Supremo Tribunal Federal) do senhor Jorge Messias, ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), que ignorou os alertas da própria AGU sobre o caso do Sindnapi (Sindicato dos Aposentados e Pensionistas), com altas queixas de desvios. O sindicato onde o irmão do Lula é vice-presidente? Será que foi para manter sua indicação à vaga do STF?
Tania Tavares
Capital
Parabéns, Messias. Deus abençoe você e ao presidente Lula. A escolha foi excelente.
Maria Amelia Siqueira
do Instagram
‘Dados mostram que população preta ainda vive à margem da sociedade’ (Setecidades, ontem). Por isso estudar História e políticas de reparação são coisas urgentes.
Denis Grillo
do Instagram
‘Incêndio atinge estrutura da COP 30 e atividades são suspensas’ (www.dgabc.com.br). A vistoria foi feita por algum outro órgão fora do Corpo de Bombeiros, pois não tinha hidrante para combater o incêndio.
Paulo Junior
do Instagram
Com esse incêndio ocorrido na COP 30, em vez de ser comemorado o Dia da Consciência Negra deveria ser o ‘Dia da Incompetência Brasileira’. O avião do presidente Lula deve até ter dado marcha ré e voltado para Brasília. Imagina precisar dar entrevista concordando com o chanceler alemão, que detonou a incompetência deste evento?
Beatriz Campos
Capital
A COP 30 foi interrompida, e Belém virou vitrine internacional –, mas não pela razão que Lula sonhava. Como se faltasse ironia, até um incêndio resolveu participar da agenda – contradição perfeita para um evento sobre o clima. No saldo final, o Brasil não mostrou liderança ambiental. Mostrou amadorismo, vaidade e a velha mania de achar que marketing substitui estrutura. A COP 30 escancarou o País que prefere anunciar soluções em vez de fazê-las.
Izabel Avallone
Capital
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.