Palavra do leitor
FOTO: DGABC

‘Trump suspende tarifa de 40% sobre carne, café e outros produtos do Brasil’ (Economia). Uma ótima notícia que mostra que o diálogo e as negociações entre as autoridades dos dois países são sempre o melhor caminho.
Ronaldo Martim
do Instagram
Do imprevisível e até insano presidente dos EUA, Donald Trump, tudo é possível esperar. Se temos a convicção que o presidente norte-americano não recuou do tarifaço por amor ao Brasil, certo é que foi pela dor que sente pela queda da sua popularidade. Porém, nem tudo são flores, já que, ainda são afetadas com tarifas de 50%, 41% das vendas do Brasil para os EUA... É bom lembrar que foi muito importante a ida aos EUA, de uma comissão de políticos e empresários após a taxação em abril deste ano, dos 10% sobre produtos brasileiros. E, posteriormente, houve um ótimo trabalho do nosso Itamaraty, com efetiva atuação do ministro de relações exteriores Mauro Vieira, e encontro de Lula, com Donald Trump. Porém, dentre todos países que foram afetados por essas taxações insanas de Trump, o Brasil foi o maior prejudicado, porque há 15 anos acumula um déficit na balança comercial com os EUA.
Paulo Panossian
São Carlos (SP)
‘Defesa Civil de Santo André é a segunda melhor do Brasil em índice de capacidade’ (www.dgabc.com.br). Com essa reportagem do Diário, expressamos nosso reconhecimento e gratidão ao prefeito, vice, secretários e equipe pela colocação de segunda melhor do Brasil. Nós, como Sete Cidades, quando nos unimos, compomos um pequeno país sendo: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra. Nós, ‘setecidadenses’, seríamos presenteados, mais ainda, se todos os prefeitos do Grande ABC, sem utopia, pudessem trocar ideias em relação aos seus propósitos para que juntos fizéssemos diferença em nosso Brasil.
Cecél Garcia
Santo André
O reitor da USP (Universidade de São Paulo), o neurocirurgião Carlos Gilberto Carlotti Junior, deve ter poderes para impedir manifestações agressivas a palestrantes com base no Regimento Interno e Geral da Universidade e no Código de Ética, além da legislação brasileira. Deve garantir a segurança e a ordem da comunidade, incluindo palestrantes. O que aconteceu na Faculdade de Direito da USP nos envergonha e assusta, pois uma turba que desconhece a História impediu que um cientista político judeu, André Lajst, debatesse os aspectos legais da guerra em Gaza na Faculdade de Direito. Está na hora do reitor agir com os poderes que tem e ‘enquadrar’ esta turba. Há alguns meses a FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) também fez seu showzinho.
Tania Tavares
Capital
O mais importante símbolo de um País é a sua bandeira. E, em Brasília, coincidentemente, a bandeira fica na Praça dos Três Poderes. É vergonhoso o descaso ao encontrá-la dilacerada. Ainda mais ainda por se localizar, literalmente, nas barbas do ilustre presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há algum tempo, mensalmente, numa solenidade com público, a bandeira, num reduzido, mas imponente ato militar, era substituída por uma nova. É lamentável o abandono com o nosso maior símbolo
Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha (ES)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.