Setecidades Titulo Memória

Mauá e a Consciência Negra. Uma exposição. Tem obras de arte. Esculturas e fotos.

Os acontecimentos da Memória no Grande ABC atropelam as notícias sobre o 16º Congresso de história do Grande ABC; mas não esquecemos de você, memorialista que tanto tem a dizer

Ademir Medici
24/11/2025 | 15:20
Compartilhar notícia
Crédito – Cecília Camargo
Crédito – Cecília Camargo Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Kalimba é um instrumento musical que pertence à categoria dos idiofones dedilhados, no qual pequenas placas (línguas) metálicas são presas em uma das extremidades de uma base geralmente de madeira. O som é produzido quando as placas são pressionadas com os dedos e depois liberadas”.

Fonte: musicabrasilis.org.br

MAUÁ

Venho convidar Memória e seus leitores para ver a Exposição Consciência Negra - Memória, Resistência e Protagonismo, aberta dia 18 com sessão solene na Câmara Municipal de Mauá. 

A exposição conta com obras da Pinacoteca de Mauá de Aluísio dos Santos, Marx-7 e Roger Ramos. Outros artistas também estão expondo, sendo Dener de Sousa, escultura, e Reginaldo Moura e nós (Cecília Camargo, ambos com fotografias. 

Reginaldo aborda a Marcha de Zumbi dos Palmares, que ocorre todos os anos em Mauá e nós apresentamos a série “Fragmentos da fé”, com imagens relacionadas a prática da Umbanda.  

A exposição apresenta ainda uma máscara africana em madeira, palha, tecido e conchas, da década de 1950 e uma kalimba feita com casca de coco, instrumento ligado ao que mito de criação do mundo.  

A exposição pode ser visitada até 28 de novembro. De segunda a sexta das 9h às 17h. 

Cecília Camargo - Mauá

    

Crédito das fotos 1 a 5 – Cecília Camargo

SIGAM MAUÁ

1 – Dener de Souza e sua escultura

2 – Kalimba e a máscara africana

3 – Obras da Pinacoteca Pública

4 – A fé que caminha

5 – Zumbi dos Palmares 2015

CONGRESSO

O 16º Congresso de História do Grande ABC foi palco de um movimento de atores sociais que reivindicaram o protagonismo identitário ambicionado e insuflado pela dialogicidade entre os municípios.  

As percepções basilares trazidas por estes sujeitos e suas intrínsecas relações com a memória, a história e o desenvolvimento da identidade regional originária mostraram-se presentes e, principalmente, possíveis.  

Pertencer é mais do que fazer parte, pois enseja individualidade e individuação como algo singular a todos humanos. Às diversas manifestações de memórias e de nossas inquietações, vida longa e eterna.

Claudia Germano - Centro de Memória de São Bernardo

NOTA DA MEMÓRIA – Claudia Germano mediou as duas primeiras sessões de comunicações do 16º Congresso, com a inscrição de 16 trabalhos, em dois períodos, no dia 6 de novembro. 

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Domingo, 23 de novembro de 1975 – Edição 2911

ESPECIAL – Prioridade para as desapropriações em Santo André.

Reportagem questionava a prefeitura. O jornal defendia o uso da verba pública mais para a construção de escolas e menos para o sistema viário. “O município, hoje, só tem cinco pré-escolas”, informava a matéria.

NOTA DA MEMÓRIA – Com tantas desapropriações feitas há 50 anos, Santo André ampliava as dívidas, jogando para o futuro compromissos financeiros que afetam até hoje o erário. O drama dos tais precatórios talvez tenha começado ali.

EM 24 DE NOVEMBRO DE...

1655 - Acordo buscava apaziguar as famílias Pires e Camargo, da Vila de São Paulo e com ramificações na Borda do Campo, hoje Grande ABC.

1965 - Entravam em greve os estudantes da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), de São Bernardo.

1995 – Prefeitura de São Bernardo exigia que servidores apresentassem seus diplomas. Denunciava-se a compra de diplomas para a promoção no funcionalismo público.

Santo André realizava a 18ª Feira da Fraternidade, na Garagem Municipal, espaço hoje ocupado por campus da Universidade Federal do ABC.

Basquete masculino da região iniciava a briga pelo acesso. Os times da CEF-Santo André e de São Caetano estreavam no play-off da Série A-2 paulista.

Valdemir Pachione era o técnico do São Caetano; Emerson Tadiello, do Santo André.

Repórter Ricardo Criez entrevistava o pivô Adagoberto, 25 anos, do São Caetano, que além de jogar trabalhava de ajustador-mecânico na Philips, em Mauá.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Rio Grande do Norte, hoje é o aniversário de Almino Afonso, Cruzeta, Marcelino Vieira e Presidente Juscelino (RN).

E mais: Áurea (RS), Mirangaba (BA), Santa Luzia (PB) e Sete Lagoas (MG).  

HOJE

Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

Dia do Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Santas Flora e Maria

24 de novembro

Espanholas de Córdova. Mártires do século IX, perseguidas durante a ocupação muçulmana da Espanha.

Ilustração: Heroínas da Cristandade




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;