Memória Quem narra esta série-memória é o cineasta Milton Santos, que em 25 anos produziu 30 filmes, todos, ou quase todos, com histórias nacionais e cenários regionais
Crédito da foto 1 – Luca Dias Gonçalves (Diário On-Line)

O cenário regional da obra de Milton Santos é utilizado já no seu primeiro filme, “Bola Dourada”, do ano 2000, com tomadas feitas na Chácara Silvestre, bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo.
Milton Santos foi conhecer a televisão quando sua família mudou da roça para o Centro de Brumado, na Bahia. Tinha ele seus 12 anos e a cidade apenas três aparelhos de TV. E foi num desses televisores, exposto numa praça, num totem com propaganda do comércio local, que Milton conheceu Os Trapalhões.
Mais do que divertir-se com o quarteto, o menino acalentou o sonho de um dia ser como Os Trapalhões. Queria fazer cinema, quem sabe passando filmes no cinema de Brumado, o Cine Fátima, depois Cine Glória.
Mas como fazer cinema se não tinha uma câmera? Milton Santos conseguiu. A partir do ano 2000, já radicado no Grande ABC, produziu 30 filmes com temas universais inspirados em cenários do Grande ABC.
FILMOTECA – Os primeiros cinco filmes do cineasta Milton Santos: Bola Dourada (está no YuouTube), Adotados, Pirralhos, Realizador de Sonhos e Gole.
IMAGENS – Verdadeiramente memorialista, Milton Santos oferece à Memória histórias reais da sua vida, cada qual ilustrada por fotografias ou desenhos. O autor é também um excelente desenhista.
NO AR
Uma série sobre o cinema praticado no Grande ABC. Com vocês, o cineasta Milton Santos, acompanhado da produtora Neusa Borges.
Site do Diário - www.dgabc.com.br – e demais plataformas do jornal.
AMANHÃ AQUI EM MEMÓRIA – Para fugir da seca, os pais pernambucanos viajam num pau-de-arara rumo à Brasília. Param no interior da Bahia onde nasce o nosso herói.

Crédito da foto 1 – Luca Dias Gonçalves (Diário On-Line)
E 25 ANOS SE PASSARAM. Milton Santos e Neusa Borges em outubro na TV do Diário; Milton Santos filmando na Vila São Pedro no ano 2000. No intervalo entre as duas fotos, 30 filmes produzidos
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Terça-feira, 25 de novembro de 1975 – Edição 2912
MANCHETE – Empresas vão poder deduzir dez por cento do Imposto de Renda para manter cursos de treinamento de mão-de-obra a partir de 1976, segundo o Ministério do Trabalho.
EDUCAÇÃO – Alunos do Sesi 266, de São Bernardo, realizavam manifestações de protesto contra a ameaça de fechamento das 23 classes da escola que funcionavam nas dependências do Colégio Anchieta.
INDÚSTRIA – General Motors anunciava para dezembro (de 1975) o lançamento da versão esportiva do Chevette.
FUTEBOL – Domingo (23-11-1975) dois jogos no Estádio Bruno Daniel: pela manhã, Saad, de São Caetano, 0, Juventus 0, pelo Torneio José Ermírio; à tarde, Santo André 0, Inter de Limeira 2, pela Segundona.
EM 25 DE NOVEMBRO DE...
1905 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra) – A sociedade dançante Recreio da Mocidade deu, na noite de 13 de novembro (de 1905), em seus salões, mais um esplendido baile, que se prolongou até às 4h da manhã.
“De nossa parte, muito grato ficamos pelo convite com que nos distinguiram”, escreveu o correspondente.
Sorte grande. Quinze contos de reis. Saiu para o bilhete 29.739 a extração de 23 de novembro (de 1905). Premiado o Sr. Bento Teixeira Pinto, residente em Atibaia, segundo anúncio da Agência Central, que vendeu o bilhete.
1955 - Em assembleia geral realizada na antiga sede da Fiesp, no Viaduto Dona Paulina, em São Paulo, era constituída o Sinfavea - Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares.
Entre as fundadoras, várias montadoras do Grande ABC: Ford, GM, Brasmotor, Mercedes-Benz, Volkswagen, Willys e International.
1995 – Escrevia Vicente Paulo da Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores, na coluna “Contexto”, do Diário:
O Rio está assustado com a violência. Aqui a nossa região também. O Brasil também. A criminalidade aumenta. Os sequestros. As execuções sumárias. As chacinas. A bandidagem, até mesmo dentro da polícia.
Devemos todos agir. Estarei na Candelária no dia 28 (de novembro de 1995), participando dessa grande marcha de todas as pessoas de bem contra a violência e por uma cidade melhor, um país melhor.
Estamos reagindo, Rio. Reaja Grande ABC. Reaja Brasil.
NOTA DA MEMÓRIA – Prezado Vicentinho. Situação difícil a de 1995. Trinta anos depois, o que dizer?
SÃO BERNARDO
A cidade antecipa para hoje a celebração dos 81 anos da sua emancipação.
Câmara Municipal realiza solenidade no Teatro Cacilda Becker, a partir das 19h, com a presença de descendentes e representantes dos autonomistas.
Preside a comissão organizadora o vereador Jorge Araujo.
Haverá apresentação da peça “Custou, Mas Veio”, de Hilda Breda, encenada pelo Grupo Cênico Regina Pacis.
A data oficial da emancipação de São Bernardo é 30 de novembro de 1944.

Crédito da foto 3 – Acervo: Luiz Wallace Simonsen (em memória)
WALLACE SIMONSEN. Líder autonomista de São Bernardo
HOJE
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue
Dia da Baiana de Acarajé.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS - Trinta e duas cidades aniversariam em 25 de novembro, a maioria do Estado de Sergipe, nenhuma de São Paulo:
Ceará: Abaiara, São Benedito.
Sergipe: Amparo de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco, Carira, Cumbe, Itabi, Malhada dos Bois, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Pedrinhas, Pinhão, Poço Verde, Santa Rosa de Lima, Santana do Cariri e Tomar do Geru.
Pará: Anajás.
Paraná: Cafelândia (e temos Cafelândia em São Paulo), Inácio Martins, Marquinho, Santo Antônio do Caiuá e Vera Cruz do Oeste.
Alagoas: Campestre.
Rio de Janeiro: Guapimirim, Quatis, Queimados e Varre-Sai.
Rio Grande do Norte: Lajes, Monte Alegre e São Bento do Norte.
Pernambuco: São João.
Santa Catarina de Alexandria
25 de novembro

(Egito, 287-305). Madrinha dos alfarrabistas, enfermeiros, tipógrafos, estudantes, filósofos e moleiros (donos e trabalhadores de moinho).
Padroeira do Estado de Santa Catarina.
Ilustração: Secretaria de Turismo de Santa Catarina
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.