Setecidades Titulo Memória

O menino foge da missa. Atraído pela TV pública. Recorda os cenários de Brumado. Desvia do trem e de pedras. Salta para o Rio do Antonio. Vira o Tarzan da cidade

Para fugir da seca, os pais pernambucanos de Milton Santos viajam num pau-de-arara rumo à Brasília. Param no interior da Bahia onde nasce o nosso herói

Ademir Medici
26/11/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – IBGE
Crédito da foto 1 – IBGE Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


“Me traz uma filmadora”

Depoimento: Milton Santos Jr.

Numa determinada parada na Bahia, um fazendeiro arrumou trabalho para minha família, que ficou em Brumado. Foi ali que eu e minha irmã Maria Leonor nascemos.

Meus pais, Manuel Lúcio Sobrinho e Maria de Lourdes Santos Lúcio, que foi minha primeira professora, tiveram oito filhos.

Em Brumado, moramos na roça. Meu pai tinha uma plantação enorme, cheia de melancia, feijão, arroz. Até que uma enchente acabou levando toda a roça. Meu pai adoeceu. Sofreu derrame. Eu tinha cinco anos.

Medici, o presidente da República, também teve derrame e acabou morrendo. Diziam, se o presidente morreu, imagine o seu pai.

Minha mãe, guerreira, veio para São Paulo sem conhecer ninguém por aqui. Trouxe meu pai. Enquanto ele esteve internado, ela trabalhou de empregada doméstica. Deu certo. Ele ficou paralítico de um lado, mas viveu até os 72 anos.

Voltam para Brumado. Da roça, mudamos para a cidade, onde conheci a televisão. Minha mãe me arrastava para a missa e eu fugia pela porta lateral para assistir Os Trapalhões na TV. Meia hora depois, antes que a missa acabasse, voltava para a igreja.

Nasci em 25 de agosto de 1964. Nos meus 12 anos – metade da década de 1970 – queria filmar. Mas como? Se vendesse tudo o que a família tinha, não daria para comprar a alça de uma filmadora. Eu pedia para minha irmã, que morava em São Paulo, que levasse uma filmadora pra mim. E ficava com raiva dela que não levava.

Via em Brumado grandes cenários. O trem no pontilhão, o Rio do Antonio, a pedreira que todo dia, às 11 horas, acionava o alarme anunciando uma nova explosão. 

Região de minérios. As pedras voando. Eu, menino, saltando do pontilhão sobre o rio assim que o trem se aproximava. O maquinista, apavorado, apitando, nervoso. Eu era o Tarzan de Brumado.

FILMOTECA – Da obra do cineasta Milton Santos Jr (do sexto ao seu décimo filme): A Testemunha, Dom Pedro Pirou, Vila São Pedro e Sua Gente (documentário), Vida de Gari (documentário) e A Roupa da Missa.

IMAGENS – Estão na Internet: Brumado focalizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1962; o trem de passageiros na década de 1970: Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, coleção “Trens de Passageiros”. Publicação da AS – Agora Sudoeste, revista eletrônica de Brumado.

NO AR

Uma série sobre o cinema praticado no Grande ABC. Com vocês, o cineasta Milton Santos, acompanhado da produtora Neusa Borges.

Site do Diário - www.dgabc.com.br  –  e demais plataformas do jornal.

AMANHÃ AQUI EM MEMÓRIA – Milton arranja emprego no cinema de Brumado e monta seus primeiros curta metragens aproveitando sobras de filmes com pornochanchadas que pegava no chão da sala de projeção.

 

Crédito da foto 1 – IBGE

Crédito da foto 2 – Movimento Rem de Passageiros

BRUMADO. Capital nacional do minério da Bahia. Imagem de 1962 (paisagem) e anos 70 (trem): terra natal do menino que sonhava em fazer cinema

NAS ONDAS DO RÁDIO

Canta Itália

Audição ao vivo diretamente de Maróstica, na Itália, cidade-irmã de São Bernardo.

No momento Memória, vários “oriundis” do Grande ABC: o casamento de Angelo Amadei e Emma Pierri, em 1899, na Vila de São Bernardo; o nascimento do prefeito Armando Italo Setti em 1902; o nascimento do futebolista Pellegrino Adelmo Begliomini, o Cóco, em 1914, em Santo André; um festival artístico em Santo André, em 1937, com Pasta Chuta e seu Caipira, Zeca e seus Garotos de Santo André, Trio Signorini e A. Bardini; o adeus de Paulo Lazzuri, o nono, aos 95 anos, em 1987.  

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Quarta-feira, 26 de novembro de 1975 – Edição 2913

MANCHETE – Malogra tentativa de golpe contra o governo português.

SÃO CAETANO – A cidade passava a ser a primeira do Grande ABC a ter uma linha de ônibus interligada ao sistema do Metrô.

PRIMEIRO PLANO (Hermano Pini Filho) – Prefeito de Mauá insistia com o de Santo André para que o ICM gerado pela Petroquímica União fosse dividido entre as prefeituras.  

Escrevia Hermano: “A Petroquímica fica em Capuava, na divisa entre os dois municípios, com o portão tendo saída para Santo André. Aí o problema, ainda pendente.

Professor Amaury Fioravante era o prefeito de Mauá; médico Newton Brandão o prefeito de Santo André.

CULTURA & LAZER – “Reveillon” estreava no Teatro Municipal de Santo André. Trazia pela primeira vez à região a atriz Regina Duarte. O texto do mineiro Flávio Márcio.

EM 26 DE NOVEMBRO DE...

1905 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra) – Chamamos a atenção da ilustríssima Câmara Municipal de São Bernardo para a necessidade de consertos nos caminhos e estradas desta localidade.

O correspondente sublinhava: “Reclamação esta que, temos certeza, será atendida, graças à boa vontade da parte do intendente (prefeito) municipal”.

Alfredo Flaquer era o prefeito de Santo André.

1970 - Com o velho ginásio do Primeiro de Maio lotado, Casa Lando conquistava o 5º Campeonato de Futebol de Salão de Santo André: 7 a 2 sobre a equipe Canarinhos.

1995 – Feira da Fraternidade de Santo André apresentava, naquele domingo, shows e festival gastronômico.

Anunciados o Grupo Patotinha e o cantor Fernando Simões. Anteriormente havia se apresentado a banda Exaltasamba.

Como ilustração da reportagem do Diário, a foto de Getúlio Maschio, do Lar de Maria, com uma imensa forma de pizza: “Há 18 anos presente na feira”.

Reportagem: Silvia Pacolla e Claudia Fernandes.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Tremembé. Elevado a município em 26 de novembro de 1896, quando se separa de Taubaté.

No Paraná, Bom Sucesso, Califórnia, Cândido de Abreu, Engenheiro Beltrão, Paranacity, Sabáudia, São João do Caiuá, Tamboara e Wenceslau Braz.

Na Paraíba, Guarabira e Solânea.

Em Sergipe, Pirambu e São Miguel do Aleixo.

E mais: Cacoal (Rondônia) e Colniza (MT).

HOJE

Dia Mundial da Oliveira

Dia do Corpo Auxiliar da Marinha

Dia Interamericano do Ministério Público

Bv. Tiago Alberione

25 de novembro

(São Lourenço de Fossano, Itália, 1884 – 1971). Fundador da Família Paulina.

Ilustração: Franciscanos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;