Política Titulo MACRO DISCUSSÕES

Defensores da tarifa zero se mobilizam em frente nacional

Vereador de Santo André Clóvis Girardi inicia articulações pelo Grande ABC

24/11/2025 | 23:35
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC
FOTO: Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


As discussões sobre a implementação de um programa de tarifa zero universal deve, nos próximos dias, ganhar um reforço. Parlamentares de diversas regiões do País e ideologias partidárias estreitam diálogos para formar uma rede nacional com vereadores, deputados, senadores, pesquisadores e outros membros da sociedade civil organizada, que possa buscar soluções de financiamento ao sistema e regramento federal.

Clóvis Girardi (PT), vereador de Santo André, é um dos entusiastas da construção desse macro grupo de trabalho. “A ideia é fazer essa discussão nas três esferas de poder e ter essa articulação cotidiana de forma qualificada, coesa e coerente. Uma pauta suprapartidária. e do povo brasileiro”.

A proposta inicial da rede nacional prevê a construção do entendimento de que a liberação das catracas nos mais diferentes modais de transporte público coletivo parte do pressuposto de um direito social.

LEIA MAIS:

Tarifa zero pode custar 3,5% do Orçamento de Santo André em 2026

O grupo, segundo Girardi, vai apresentar estudos sobre modelos já implementados e sugerir melhorias entre outras propostas viáveis e sustentáveis dos pontos de vista financeiros e operacionais.

Além disso, a proposta da frente visa a construção de estratégia comum de como mobilizar a tarifa zero nas cidades e contribuir com sugestões para a criação de normativas nacionais sobre os repasses de subsídios ao setor.

O financiamento tripartite entre cidades, Estados e União, além de alterações na legislação que versa sobre o vale-transporte estão em estudo. Os detalhes foram apresentados nesta segunda-feira (24) em audiência pública, na Câmara andreense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;