Memória José Barbosa dirigia um dos automóveis da frota do jornal e seguia sempre com João Colovatti, na região e fora dela, em busca das melhores notícias; de repente...
Crédito da foto 1 – Banco de Dados; reprodução: João Henrique Medice


Crédito da foto 1 – Banco de Dados; reprodução: João Henrique Medice
PARCEIROS. José Barbosa ao volante, João Colovatti pronto para clicar: camaradagem e humor na História do Diário
Nasce um cineasta
Os primeiros filmes exibidos na garagem de casa, no Novo Parque. Entre as atrizes, dona Maria de Lourdes, a mãe guerreira. E o sonho de mostrar sua arte num cinema de verdade
“Estrelando...”
Depoimento: Milton Santos
Já tinha dois filhos em São Bernardo. Pedi que chamassem seus amiguinhos e comecei a filmar. O ano 2000. Filmei na Chácara Silvestre já com a ideia de guardar a memória da cidade, da comunidade.
Minha mãe participou. Foi sempre minha primeira entusiasta. Tinha a câmera, mais nada. Não tinha equipamento nenhum. Usava o rádio como trilha musical. Numa folha de papel escrevia os nomes dos artistas: “Estrelando...”.
Fazia o roteiro. Ensaiava. Filmava. Editava e usava a garagem no Novo Parque como sala de projeção. Foi assim que nasceu “Bola Dourada”.
Veio o segundo filme, “Adotados”. Novos curtas-metragens. “Gole”, uma comédia. Eu era o exibidor, o pipoqueiro, o ator. Eu estava filmando, e era tudo o que queria.
Queria mais: exibir um filme num cinema de verdade. O sonho foi realizado no cinema do Tércio Nelly com o filme “Adotados”, assistido pela intelectualidade do Grande ABC: Dalila, Valdecírio, Maninha, Ditinho da Congada.
A Dalila se escondendo, porque o Cine Popular, na Rua Santa Filomena, era uma sala onde passavam filmes pornográficos. “Adotados” na tela, e o público do filme seguinte chegando. Estava realizado.
FILMOTECA – Da obra do cineasta Milton Santos Jr (do 21º ao 25º filme que realizou): O Cabrabode, Sacola Cheia, Filho de Lampião, A Encruzilhada, Aventureiros da Caverna.
INTERNET – Confiram o filme “Bola Dourada”. Está no Youtube.
NO AR
Uma série sobre o cinema praticado no Grande ABC. Com vocês, o cineasta Milton Santos, acompanhado da produtora Neusa Borges.
Site do Diário - www.dgabc.com.br – e demais plataformas do jornal.
SEMANA QUE VEM AQUI EM MEMÓRIA – A continuidade desta série. Vai ter cinema de rua na Vila São Pedro, minha gente.

Crédito da foto 2 – Álbum pessoal
SALA CHEIA. O menino de Brumado agora era cineasta. Em São Bernardo. A mágia na tela
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sábado, 29 de novembro de 1975 – Edição 2916
MANCHETE – Hygino e Pinotti são candidatos à sucessão de Geraldo Faria em São Bernardo.
A ideia inicial era formar uma dobradinha: Aldino Pinotti a prefeito, Hygino de Lima a vice-prefeito. Ou vice-versa.
“O vice é um brinquedo embrulhado e, enquanto permanecer assim, ninguém sabe quem é o dono”, declarou Hygino.
“Quando me perguntam se gosto de ser candidato a prefeito, respondo que sim, porque também gosto do meu município”, discursou Pinotti.
E a dobradinha pensada, bem batateira, não prosperou.
NAS ONDAS DO RÁDIO
Paraguassu.
O cantor do Brás.
Gravou em 1912.
E de viva voz, conta sua história...
Texto: Milton Parron
Roque Ricciardi, o Paraguassu, filho de imigrantes italianos, nasceu em São Paulo, no Belenzinho, no dia 25 de maio de 1894, e faleceu em 5 de janeiro de 1976.
No início da carreira ainda usava seu nome de batismo, mas aborrecido de tanto ser chamado de "Italianinho do Brás", apesar de só cantar músicas brasileiras, optou por um nome bem brasileiro: "Paraguassu", de origem tupi, onde "para" significa mar e "guassu" quer dizer grande.
Estreou profissionalmente em 1908, em um café cantante chamado "Parisien", ganhando cinco mil réis por noite. No café conheceu o palhaço-cantor Eduardo das Neves, que o convidou a participar de um festival por ele promovido no Circo Spinelli, em 1909.
Em 1912, gravou seu primeiro disco com as músicas "Madalena" e "Mágoas", ambas de sua autoria. Rapidamente transformou-se num dos artistas mais populares do Brasil. O próprio Paraguassu, no programa Memória, contará detalhes interessantes de sua trajetória, e, claro, cantará vários de seus sucessos.
Memória - Produção e apresentação: Milton Parron. Rádio Bandeirantes em 86.3 e 90.9. Amanhã, às 7h; sexta-feira, às 23h. Disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple Podcast.
EM 29 DE NOVEMBRO DE...
1905 – Do correspondente do Estadão em Rio Grande (da Serra) – Tem aparecido nesta localidade muitos casos de virose gastrointestinal, em todas as idades, atacando de preferência os menores de oito anos.
1995 – Manchete do Diário: Brandão anunciava a criação de 1.593 cargos na Prefeitura de Santo André, a maioria destinada ao Hospital Municipal.
NOTA DA MEMORIA – O médico Newton Brandão é hoje o nome oficial do Hospital Municipal de Santo André.
Em São Bernardo, o prefeito Demarchi nomeava o ex-prefeito Geraldo Faria presidente da ETC, Empresa de Transpores Coletivos, no lugar de Tarciso Barbosa.
No Rio, realizava-se a passeata pela paz: “Reage Rio”. Na mesma data, e no mesmo Rio de Janeiro, eram enforcados um boliviano e sua mulher; um executivo era morto no cativeiro.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Promissão e Mirante do Paranapanema.
No Paraná, Araruna, Laranjeiras do Sul, Mariluz, Presidente Castelo Branco, Renascença, Santa Izabel do Oeste e Vitorino.
E mais: Chapadão do Lageado (SC), Lago Verde (MA), Malhada (BA), Natuba (PB).
HOJE
Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino
Dia Nacional da Albânia: comemora a libertação do país da ocupação nazista.
Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos
Santa Illuminata
29 de novembro

Uma das primeiras mulheres cristãs. Martirizada por volta do ano 320.
Ilustração: Wikipedia. Afresco na igreja de San Salvatore, em Canzano, Itália
Arte: Paulo César Nunes
O PADROEIRO
Neste sábado, às 16h, em frente à Matriz Santo André, na Vila Assunção, a Festa de Santo André, apóstolo, padroeiro da diocese. Celebração será presidida pelo bispo Dom Pedro.
Igreja e altar da Matriz serão dedicados.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.