Cena Política
FOTO: Fernandes | DGABC

Deve ser conhecido nesta quarta-feira (26) o nome do substituto de Luiz Mário Pereira de Souza Gomes na presidência da FUABC (Fundação do ABC) pelos próximos dois anos. Os três prefeitos responsáveis pela escolha – Gilvan Ferreira (PSDB), de Santo André; Marcelo Lima (Podemos), de São Bernardo; e Tite Campanella (PL), de São Caetano – permaneceram na sede do Consórcio Intermunicipal após o término da assembleia de nessa terça-feira (25) para buscar alguém de consenso à cadeira. Mesmo após muita conversa, porém, o martelo ainda não foi batido. A única certeza é a de que o chefe do Executivo são-caetanense será o responsável por fazer a indicação, que será acatada pelos outros dois colegas. Seguem na corrida Ricardo Carajeleascow, o preferido de Tite; Eduardo Grecco; Almir Cicote; e Acacio Miranda.
Black Friday
O vereador de São Caetano Matheus Gianello (PL – foto) não é de hoje que demonstra pouco interesse pelas pautas discutidas na Câmara. Aliado de primeira hora do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSD), o parlamentar já foi flagrado outras vezes assistindo a partidas de futebol durante as sessões. Nessa terça-feira (25), aproveitava as promoções antecipadas da Black Friday, que ocorrerá nesta sexta (28). O flagrante aconteceu quando os trabalhos foram retomados após suspensão de cinco minutos, motivada por um bate-boca entre outros dois vereadores.
Unanimidade
Continuando sobre São Caetano, os vereadores aprovaram na sessão de nessa terça-feira (25) dois projetos do Executivo, um que propõe a inclusão do Afrosanca no calendário oficial de eventos da cidade e outro que prevê alteração no programa vale-gás municipal. Líder de governo, César Oliva (PSD) comemorou a aprovação por unamidade da proposta do Afrosanca. “Mostra o acerto do governo em reconhecer um evento que preserva a memória, história e tradições afro-brasileiras, um passo de inclusão, respeito e trabalho de fortalecimento das ações do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo.”
Prestando contas
Ainda sobre São Caetano, o prefeito Tite Campanella (PL) deu início a uma série de eventos voltados à prestação de contas da administração. O primeiro encontro ocorreu no Auditório Municipal dos Tijolos e reuniu pastores da cidade. Na ocasião, o chefe do Executivo apresentou as principais realizações do governo e destacou o superávit orçamentário registrado no primeiro ano de mandato. Segundo Tite, os resultados positivos são fruto do planejamento estratégico adotado pela gestão.
Laudo vitalício
O deputado federal Alex Manente (Cidadania), de São Bernardo, assumiu a relatoria do projeto que garante laudo vitalício para pessoas com TEA (transtorno do espectro autista). Segundo o parlamentar, a proposta dará mais segurança às famílias, que não precisarão renovar o laudo, já que “o autismo não desaparece”. O projeto segue agora para análise na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Federal.
No reduto petista
O vereador de São Bernardo João Viana (Cidadania), colega de partido do deputado Alex Manente, apareceu na última semana em território pouco usual: o gabinete da oposição, justamente durante a visita do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) à Câmara. Segundo os petistas, a conversa girou em torno dos desafios e dos caminhos para fazer a cidade avançar. Porém, a pergunta que ficou ecoando pelos corredores foi outra: o que, afinal, levou o cidadanista a bater ponto no reduto petista?
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.