Palavra do leitor
FOTO: DGABC

‘Heliópolis terá a 1ª sala de concertos do mundo erguida numa comunidade’ (Cultura&Lazer, dia 23). O Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos construída dentro de uma favela no mundo, foi inaugurado em Heliópolis, na Capital, com o propósito de oferecer formação musical de alto nível para jovens em situação de vulnerabilidade social. Abrigando a orquestra sinfônica Heliópolis, nele, muitos talentos serão revelados, no próprio território da favela. Parabéns aos envolvidos. Por que as redes sociais não deram destaque para este grande acontecimento da cultura e educação? Há uma inversão de valores, que me preocupa. A cobertura da prisão de Jair Bolsonaro, cuja família desdenhou da democracia e da Justiça, sem apelo popular. Os imutáveis da família entendiam que estavam acima da lei e dos interesses do povo brasileiro. Afrontoso e de forma vil, o filho Eduardo, presunçoso, hoje é um dos réus pelos crimes contra a ordem constitucional e o Estado democrático de direito. Importante virar a página. Oxalá, venham mais salas de concertos em todas as favelas brasileiras.
Ronaldo Duran
Santo André
‘TJ-SP mantém cautelar que impede contato entre vereadores em São Bernardo’ (Política, ontem). Parece uma comédia, mas é uma tragédia.
Lívia Mannini
do Instagram
‘Reggae perde o jamaicano Jimmy Cliff, lenda do gênero’ (Setecidades, ontem). Aos 81 anos morre, o Deus do reggae Jimmy Cliff e que por uma convulsão seguida de pneumonia nos deixa. Porém, mesmo com sua morte sempre estará vivo em nossas memórias e emoções musicais. Jimmy que morou em nossa Salvador, na Bahia, e que teve uma filha soteropolitana legítima chamada de Nabiyah. O músico que gravou com nossos brasileiros Margareth Menezes, Olodum, Cidade Negra, Titãs e como não poderia deixar de ser, com Gilberto Gil, entre outros. Sendo assim, que Jimmy Cliff, agora anjo, continue nos encantando com sua literal santidade.
Cecél Garcia
Santo André
‘Risco de rebaixamento do Santos sobe para 57% no Brasileirão’ (www.dgabc.com.br). Tem que agradecer ao palmeiras, que entregou o jogo na Vila. Agora ‘está quite’ com aquele Brasileirão de 2014.
Adriano Gabriel
do Instagram
A tensão entre governo e Congresso escalou e ameaça a própria agenda do Planalto. Na Câmara, Motta rompeu com o líder do PT e virou alvo de Lindbergh Farias, que o expõe publicamente desde que Guilherme Derrite assumiu a relatoria do PL anti-facção. Quando contrariado, o líder petista ainda ameaça recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), como um pequeno autocrata de ocasião. Já no Senado, Alcolumbre rompeu com Jaques Wagner após se sentir traído na negociação para o nome de Jorge Messias no STF. Experiente, sabe que ‘pautas-bomba’ sempre acabam resolvidas com um afago presidencial – e algum mimo palaciano. Triste é ver autoridades que deveriam servir ao País agindo como crianças birrentas. É a velha cena doméstica: a mãe exausta dizendo ‘quando seu pai chegar, vocês vão ver’. Mas, aqui, o ‘pai’ segue viajando – e a bomba está prometida para explodir. A conferir.
Izabel Avallone
Capital
Bolsonaro já foi neutralizado sendo preso. Que tal voltarmos às falcatruas do Banco Master, que tem muita gente importante comprometida, e também aos roubos no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que o Messias não avisou o governo e que agora quer os votos dos senadores para ir para o STF (Supremo Tribunal Federal).
Tania Tavares
Capital
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.