Memória O título veio em 1970; 55 anos depois o reencontro festivo marcado para 6 de dezembro. Vai rolar emoção...
Crédito da foto 1 – Vitor Betega

O encontro do próximo sábado, no clube dos Meninos, em Rudge Ramos – Avenida Caminho do Mar - está sendo organizado por dois daqueles meninos campeões, engenheiro Angelo Toldo, o Dentinho; e economista e gerente de vendas Enzo Vincent, o Arapa. Os dois são os entrevistados desta semana do programa “Memória do Esporte”, do DGABC-TV.
Em 1971 a equipe dente de leite do Meninos FC sagrou-se a primeira campeã oficial paulista de futebol da categoria, num torneio sob a chancela do governo do Estado de São Paulo, via DEFE. Cento e vinte times participaram, num campeonato iniciado em 1970.
Vários dos garotos campeões foram convidados a ingressar no profissionalismo. Fizeram testes. Foram aprovados. Alguns chegaram a fazer carreira no futebol. Mas a maioria preferiu trocar a bola pelo estudo.
Tornaram-se advogados, médicos, engenheiros, economistas, empresários. Um deles é músico internacional. Muitos não se viam desde os tempos em que envergavam a gloriosa camisa verde-e-branca do tradicional clube de Rudge Ramos.
A bola Drible da final disputada no estádio da Rua Javari será uma das atrações do reencontro do dia 6. E camisas retrôs, idênticas as do campeonato de 1970-71, serão distribuídas.
NO AR
O reencontro dos campeões paulistas do Meninos FC, mais de meio século depois.
Site do Diário - www.dgabc.com.br – e demais plataformas do jornal.
AMANHÃ AQUI EM MEMÓRIA – Tudo começou com o título conquistado em torneio organizado pelo Diário do Grande ABC.

Crédito da foto 1 – Vitor Betega

Crédito da foto 2 – A Gazeta Esportiva
SÃO CAMPEÕES. Dentinho, Arapa e a bola salva da final; em destaque, a foto publicada pela Gazeta Esportiva em 7-6-1971: uma memória que fez a glória do Meninos FCPara a edição 20002...
Solange e Binho.
A dupla consagrou o Diário.
E criou as Manhãs de Domingo.
Solange Dotto também criou a Editoria Ela, dirigida prioritariamente às mulheres; Rubens de Mattos Guimaro Filho, o Binho, criador do personagem Ramalhino, que apontava os pequenos-grandes problemas das Setecidades.

Crédito da foto 3 – Banco de Dados; reprodução: João Henrique Medice
MANHÃS. Solange e Binho em promoção do Diarinho em 1976: o jornal em contato com os novos leitores
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 30 de novembro de 1975 – Edição 2917
MANCHETE – Hospital de São Caetano vai transplantar rins, Hospital Beneficente São Caetano anunciava para fevereiro de 1976 o primeiro transplante de rins do Grande ABC.
ADEUS – Morria o escritor gaúcho Érico Veríssimo, autor de “O Tempo e o Vento”.
Escrevia Júlio Pinheiro, pseudônimo do jornalista Hermano Pini Filho: “A partir de agora, o festejado autor de “Olhai os Lírios do Campo” passa a eternidade, se é que já não era eterno, mesmo em vida, graças à sua vasta e notável produção literária”.
EM 30 DE NOVEMBRO DE...
1944 – São Bernardo voltava a ser elevado a município, separando-se de Santo André, agora com o apêndice “do Campo”.
81 anos depois, a cidade vai à Praça Lauro Gomes e deposita flores junto ao busto do líder Wallace Simonsen, o primeiro prefeito do novo município.
PALAVRA DO LEITOR
TRANSPORTES
Auto Viação Setti & Braga (Memória, dia 19) - Saudoso José Fernando Medina Braga, um dos homens mais sensacionais que conheci. Excelente patrão, marido, pai e avô. Foi um ícone de São Bernardo.
Junior Cheid - São Bernardo
PARANAPIACABA - 1
Liçoes da História, Rafael Ramires Santos Gasques (Memória, dia 21) - A revolução industrial no Brasil começou em Paranapiacada. Toda essa técnica impulsionou São Paulo e o Brasil. Modelo único de vila operária ferroviária onde a sociedade ferroviária se estabeleceu dentro do trinômio: bioma atlântico, arquitetura e tecnologia ferroviária..
Elias Pereira - SOS Paranapiacaba
PARANAPIACABA - 2
Uma bela dissertação sobre a importância de Paranapiacaba, que nos leva à reflexão de preservá-la integralmente para as próximas gerações.
Elexina D’Angelo - São Bernardo
INDUSTRIALIZAÇÃO
Di Felice (Memória, dia 23) - Em nome de toda a família Di Felice e de todos os colaboradores, gostaria de expressar nosso profundo agradecimento pela reportagem publicada.
O material ficou impecável. A sensibilidade da Memória ao contar nossa trajetória e destacar o trabalho das diferentes gerações tocou profundamente cada um de nós. A família ficou emocionada, e os funcionários se sentiram extremamente valorizados ao ver a história da empresa reconhecida dessa forma. Um marco para todos aqui.
Marcus Santos - Santo André
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Adolfo, Álvares Machado, Cosmópolis, Echaporã, Elias Fausto, Franco da Rocha, Guapiaçú, Guaraci, Guarantã, Herculândia, Ibirarema, Irapuã, Lutécia, Manduri, Miracatu, Oriente, Paulo de Faria, Quintana, Registro e Sales Oliveira.
No Piauí, Dirceu Arcoverde, Monsenhor Hipólito, Santa Cruz do Piauí e São Francisco do Piauí.
No Rio Grande do Sul, Faxinal do Soturno, Jaboticaba, Pirapó, Progresso, São Jorge e Três Arroios.
No Paraná, Itaguajé, Itambaracá e Santa Cruz de Monte Castelo.
Em Minas Gerais, Muzambinho e Rio Paranaíba
No Maranhão, Olho d''''Água das Cunhãs e Santa Luzia do Paruá
E mais: Breves (PA), Cardoso Moreira (RJ), Motugaba (BA) e Santa Cruz (RN).
HOJE
Dia do Estatuto da Terra
Dia do Teólogo
Dia do Síndico
Dia Nacional do Evangélico
Dia da Amizade Brasil-Argentina
1º Domingo do Advento
30 de novembro
“Estai vós também preparados”.
Mateus, capítulo 24, versículos 37-43.
Hoje é dia do Santo André. Um dos 12 apóstolos de Cristo. O primeiro a ser discípulo de Jesus. Padroeiro da nossa diocese.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.