Palavra do leitor
FOTO: DGABC

A Fundação Pró-Sangue promove até esta sexta-feira (29) a campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue. Nossos bancos de sangue, hospitais e instituições de saúde encontram-se sempre com seus estoques em falta ou em declínio deste líquido, literalmente, da vida. Cada doação pode salvar até quatro vidas. O Ministério da Saúde, assim como o Ministério da Educação, o Ministério da Justiça e o Ministério do Esporte poderiam se unir em um mesmo propósito, buscar por doadores. Na Educação buscar nas instituições de ensino novos alunos doadores; no Esporte criar um programa onde os times de futebol e seus torcedores façam doações; e na Justiça fazer com que todos os presidiários cumpram também doações enquanto durar suas penas.
Cecél Garcia
Santo André
‘Três endereços em SP são os principais destinos de celulares roubados’ (www.dgabc.com.br). O mais estranho é que quase todos os celulares têm rastreadores, e todos sabem exatamente onde vão parar.
Marcelo Fernando Vespa
do Instagram
‘Marinho cita Ulysses Guimarães em crítica ao Congresso Nacional’ (Política, dia 25). Será que falta espelho na casa de Luiz Marinho, Ministro do Trabalho? Em uma crítica ao Congresso, mencionou a fala de Ulysses Guimarães proferida há 37 anos: “Se vocês acham este Congresso ruim, esperem o próximo”. Marinho disse também que a baixa qualidade do Congresso é reflexo da sociedade que não sabe eleger. Sério? Quanta sabedoria deste senhor que nunca fez nada pelo Brasil e muito menos por São Bernardo quando foi prefeito. No passado, como Ministro da Previdência no primeiro governo ‘L’, fui assistir sua palestra onde se cogitava alterações na Previdência e saí decepcionado, não só com a falta de conteúdo e de propostas, mas também por alguns palavrões proferidos no evento. A declaração de que brasileiro não sabe votar aplica-se também, e principalmente para o Executivo, pois, em 40 anos de redemocratização, a qualidade do voto é tão ruim ou pior do que para o Congresso. Será que não enxerga, ou realmente Brasília faz o camarada perder totalmente a noção da realidade diante de seu nariz?
Mauri Fontes
Santo André - SP
Enquanto o governo anunciava em Belém um ‘mapa do caminho’ para acabar com os combustíveis fósseis, o Ibama concedia em outubro licença para perfuração na Foz do Amazonas, após pressão pública de Lula. A contradição é grave, mas o drama maior é o avanço do crime organizado na Amazônia legal. PCC e Comando Vermelho já atuam em nove estados. Dos 772 municípios da Amazônia Legal, 344 têm presença de facções. O dinheiro vem do garimpo ilegal, da madeira e da pesca clandestina. Os assassinatos superam a média nacional em 31%, e cresce o consumo do ‘oxi’, droga mais devastadora que o crack. Que políticas públicas existem para enfrentar esse cenário? Por que a PEC da Segurança ignora a Amazônia? Enquanto as excelências miram as eleições, o crime se expande e ameaça a soberania e a segurança do país.
Izabel Avallone
Capital
O responsável pelo estado inseguro com predominância das transgressões constitucionais, nas prisões e julgamentos à revelia das leis é o garimpeiro de cargos e presidente do Senado. O presidente do Senado é o único contrapeso nos Três Poderes, para manter o equilíbrio específico de cada poder, hegemonia e sem interferência ou intromissão. Constitucionalmente, o garimpeiro de cargos presidente do Senado tem o dever e a obrigação de interferir para alertar, punir e cancelar os excessos desproporcionais. Assim, omisso, é o responsável pelo desequilíbrio e, para o bem do Brasil, carece de imediata substituição ou da Lei Magnitsky.
Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha (ES)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.