Política Titulo Marco

Histórica edição 20.000 do ‘Diário’ rende aplausos de lideranças políticas da região

Prefeitos exaltaram trajetória do maior jornal regional do País, que em 67 anos ajudou a impulsionar o Grande ABC e a contar suas histórias

28/11/2025 | 23:20
Compartilhar notícia
FOTO: Repordução/Instagram
FOTO: Repordução/Instagram Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A edição 20.000 do Diário, publicada ontem, resgatou a própria história construída ao longo de 67 anos, um feito que rendeu série de aplausos à consolidada marca do maior jornal regional do País.

A primeira autoridade a se manifestar publicamente foi o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (PSDB), que fez questão de ir até uma banca de jornal para comprar o robusto exemplar de 114 páginas. “Um marco histórico não só para o jornal, mas para toda a nossa região”, declarou.

A trajetória construída pelo periódico se confunde com a do próprio Grande ABC. Desde que sua primeira edição chegou às ruas, em 11 de maio de 1958, o jornal não deixou mais de registrar os acontecimentos da região em textos e imagens.

“O Diário acompanha e registra a vida das sete cidades há 67 anos. Contou nossa industrialização, nossas lutas, nossas transformações, nossos desafios e cada conquista que ajudou a moldar o (Grande) ABC que conhecemos hoje”, disse Gilvan.

O chefe do Paço andreense ressaltou que combinar modernidade e contemporaneidade com agilidade e credibilidade é um dos principais diferenciais do jornal. “Em um mundo de informações rápidas, o jornal impresso continua tendo um papel essencial: aprofunda, contextualiza, preserva a memória coletiva e fortalece a democracia”, ressaltou Gilvan.

Em São Caetano, o prefeito Tite Campanella (PL), também parabenizou o Diário pela edição especial. “Estou celebrando uma data muito especial. A vigésima milésima edição. Particularmente, desde pequenino acostumei receber em casa o News Seller e acompanhar pouco tempo depois o Diarinho com a Turma da Mônica que me ajudou na alfabetização. Parabéns e que venham outras 20.000 edições”, afirmou o liberal.

A independência editorial do jornal rendeu importantes homenagens, entre elas o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A condecoração, proposta pelo deputado estadual Thiago Auricchio (PL), foi entregue aos representantes do jornal em agosto.

O parlamentar, que é morador de São Caetano, lembrou do “dia histórico para o jornalismo do Grande ABC”, com as 20.000 edições do jornal “consolidando sua trajetória de informação de qualidade, compromisso público e defesa da região”. “Parabéns ao Diário por esse marco extraordinário. Que continue sendo voz e referência para o Grande ABC”, disse.

LEIA MAIS:

Eleições municipais de 1988 são marcadas por violência e TV pirata

“Um marco que honra a história e a força do Grande ABC”. Com essa frase Guto Volpi (PL), prefeito de Ribeirão Pires, parabenizou o Diário pela edição de número 20.000. “Um feito que vai muito além das páginas impressas. É a prova do compromisso contínuo com a verdade, com a memória coletiva e com o desenvolvimento das nossas cidades”, pontuou.

“Parabéns Diário e a todos os profissionais por essa grande conquista”, celebrou o secretário de Governo de São Bernardo, Ivan Silva.

Andréa Brock, secretária de Comunicação de Diadema, enalteceu a trajetória do Diário e o suplemento especial publicado ontem. “Edição incrível. Tenho orgulho e carinho por este jornal”, disse.

O vereador de Santo André, Renato Santiago, o Renatinho do Conselho (Avante), também prestou sua homenagem. “Parabéns ao jornal pelas 20.000 edições e a todos os profissionais envolvidos (na produção) das notícias”, destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;