Criminalidade Mês contabiliza 180 casos, enquanto média é de 231; demais delitos registram queda
Reprodução

O Grande ABC registrou em outubro o menor número de roubos de veículos do ano. Enquanto a média mensal de ocorrências é de 231 casos, o mês contabilizou 180 registros nas sete cidades. Os indicadores criminais foram divulgados ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo). São Caetano e Rio Grande da Serra não registraram nenhuma ocorrência no mês.
Na comparação com outubro de 2024, as notificações reduziram quase metade (45%). Em outubro do ano passado, foram contabilizados 329 boletins de ocorrência na região de roubo de veículos.
Para o advogado criminal Ilmar Muniz, a redução pode estar associada a uma série de fatores, como o avanço dos sistemas de rastreamento, o aumento das câmeras de monitoramento, as operações contra desmanches ilegais e à maior integração entre as polícias. “O que elevou o risco para as quadrilhas e fez muitos criminosos migrarem para alvos mais ‘fáceis’, como celulares”, explica Muniz, que é professor de Direito Penal.
Em relação aos crimes patrimoniais, Muniz destaca que o roubo é menor devido ao alto risco que esse tipo de delito pode ocasionar para os criminosos. O roubo é caracterizado pelo uso de força ou ameaça, enquanto o furto é a subtração de um bem sem o contato com a vítima.
No total de veículos subtraídos na região em outubro (978), mais da metade (81,5%), ou 798 ocorrências, foram de registros de furto. “É maior (o furto) porque oferece baixo risco ao criminoso: é silencioso, sem confronto, com menor chance de flagrante e com pena mais branda que o roubo, além do uso de dispositivos eletrônicos que agilizam a ação e reduzem a exposição”, diz Muniz.
DIMINUIÇÃO
Além dos registros de roubo de veículos, outros indicadores criminais apresentaram queda em outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. O roubo geral, que inclui os registros de banco e carga, caiu 18,6%, passando de 1.261 para 1.026.
Os casos de furto tiveram diminuição de 11,7% em um ano. Em outubro deste ano, foram contabilizados 2.164 ante 2.452 no mesmo mês de 2024. “Esse resultado é reflexo do trabalho integrado das polícias e do reforço nas ações estratégicas de prevenção, investigação e presença ostensiva”, destaca a SSP sobre a redução nos indicadores.
O crime contra a vida, como homicídio doloso, quando há intenção de matar, caiu 22% e totalizou sete vítimas em outubro de 2025, enquanto no mesmo período do ano passado foram nove. Já em relação ao delito contra a dignidade sexual, como os casos de estupro, a queda foi de 20,3% e contabilizou 47 boletins de ocorrência ante 59.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.