Cena Política
Fernandes/DGABC

Prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT) gosta de exibir seus múltiplos talentos e habilidades. O petista já se apresentou como chef de cozinha, fiscal de obra – quando usou capacete e comandou um drone, de modo a conferir do alto a qualidade do asfalto das ruas – e motorista de ônibus, oportunidade em que, dirigindo um coletivo, provou conhecer cada canto da cidade. Quando sobra um tempinho na agenda, ainda se arrisca como modelo de caricaturas e, como bom corintiano, bate uma bolinha nos campos de futebol de várzea. Mais recentemente, resolveu atacar de fotógrafo. Após discursar na a 2ª Festa da Primavera, o chefe do Executivo decidiu assumir a câmera e fazer alguns cliques do evento, que definiu como momento de confraternização familiar e reencontros de amigos.
Segurança
Osvaldo Nico Gonçalves será o novo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo. A nomeação foi anunciada ontem pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Gonçalves vai substituir Guilherme Derrite (Progressistas), que deixa o cargo na próxima semana para reassumir o mandato na Câmara Federal. Atual secretário-executivo da Pasta, Nico, como é mais conhecido, possui formação em Direito e especialização em Polícia Judiciária. Desde 2023, exerce funções estratégicas na Pasta.
Companheiros
Prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos) tem consultado alguns interlocutores sobre a viabilidade de batizar a futura ponte estaiada, que vai conectar a Avenida Robert Kennedy ao Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, no Bairro Piraporinha, com o nome do agricultor Lourenço Marinho (1922-2007), que vem a ser pai do ex-chefe do Executivo são-bernardense e atual ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT).
Asfalto
E por falar em São Bernardo, o vereador governista Gordo da Adega (Podemos) celebrou a chegada do programa Minha Rua Nova à Vila São Pedro, seu reduto eleitoral. O parlamentar, que vinha fazendo reiteradas cobranças ao Executivo por melhorias na comunidade, desta vez agradeceu ao prefeito pela pavimentação de 13 vias na região. Os moradores esperavam pelo benefício havia pelo menos 16 anos, segundo o parlamentar.
Escola
Ainda em São Bernardo, o Executivo comunicou ontem que suspendeu, por tempo indeterminado, o pregão eletrônico para aquisição de material escolar para a rede municipal. A paralisação da licitação, cujo valor é estimado em R$ 30,5 milhões, foi realizada em razão de apontamento do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).
Choque
O vereador mauaense Leonardo Alves (PSDB) cobrou da concessionária de energia elétrica Enel a limpeza e o ordenamento de postes existentes na cidade, a fim de retirar cabos caídos nas calçadas e a retirada de fiações irregulares, repercutindo reportagem publicada pelo Diário, tratando dessa ação em Diadema. “Mauá precisa ser tratada com a mesma prioridade e respeito que os outros municípios”, protestou.
Relógio
Completaram-se nesta sexta-feira 24 horas desde a suspensão dos processos de escolhas do presidente da FUABC (Fundação do ABC) e do reitor do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), que deveriam ter ocorrido na quinta-feira. O estatuto da instituição fala que, em casos assim, a data do novo pleito deve ser comunicada em 48h – prazo que vence hoje.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.