Setecidades Titulo Memória

Cia. Paralenda apresenta... Festejos de Mamu. Memória pura no Parque das Américas. Feita por jovens de Mauá. Contadores de História.

Há um ano o grupo esteve no Diário falando dos Caminhos da Folia, agora um novo espetáculo

Ademir Medici
06/12/2025 | 03:30
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – Divulgação
Crédito da foto 1 – Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


"Mamu" tem diversos significados, dependendo do contexto. No caso desta peça teatral, qual seria o significado? Resposta amanhã, no Céu das Artes, em Mauá.

À frente da Cia. Paralenda, as atrizes Thaís Morais e Dagliane Natiele, que contam:

Mergulhamos com carinho num território que guarda afetos e histórias profundas em Minas Gerais. 

É de lá que nasce “Festejos de Mamu”, novo espetáculo que rende homenagens aos ancestrais, às festas, aos causos e às celebrações mineiras.

Neste convite de prosa, arte e café, para cá, para lá, paralenda.

SINOPSE

No Sudeste se viu, ela sai galopando o Brasil inteiro. Este conto começa com histórias de amor vindas do recanto mineiro, um lugar cheio de queijo uai, de cultura e assombração, de contos pra lá de bão. Borá que é logo ali, uma viagem que até São João e Santo Antônio vão embarcar, é quinta feira de lua cheia e uma mula está pra chegar.

O GRUPO

A Cia. Paralenda é uma companhia de contação de histórias da cidade de Mauá, que desde 2020 busca reacender o encanto das histórias, especialmente daquelas que brotam no chão brasileiro. 

Sua pesquisa é dedicada à cultura popular, nas tradições que atravessam gerações. 

Com teatro e músicas a companhia transforma lendas e saberes do povo em experiências cênicas. 

Passando por teatros, escolas, bibliotecas e espaços culturais, a Cia. Paralenda leva brasilidades, e o folclore, cheias de memórias, usando a arte como identidade e pertencimento.

Domingo, dia 7

Horário: 19h

Local: Céu das Artes- Mauá

Endereço: Rua América do Norte, nº17. Parque das Américas. 

Crédito da foto 1 – Divulgação

Crédito da foto 2 – Projeto Memória

EM CARTAZ. Em 3-10-2024, Caminhos da Folia, no Municipal de Mauá, com Daniela Maciel (a primeira à esquerda), Kátia, Thaís, Guilherme Stopa, Dagliane, Nathalia Lourenço, Laís e Cleber Martins; no DGABC-TV, em 13-12-2024, Thais Morais e Dagliane Natiele, criadoras da Cia. Paralenda

NAS ONDAS DO RÁDIO

Antonio Marcos.

Como vai você?

 Texto: Milton Parron

Antônio Marcos Pensamento da Silva nasceu em São Miguel Paulista e já na adolescência começou trabalhando como office boy, depois vendedor de varejo e balconista de loja de calçados antes de passar pelos programas de calouros, chegar ao rádio e finalmente à televisão. 

Pouca gente sabe, mas Antonio Marcos, cantor e compositor de sucessos inesquecíveis iniciou-se na vida artística em 1960 no programa de humor do inesquecível Estevam Sangirardi, que era apresentado na Rádio Bandeirantes.  

No programa ele fazia aquilo que mais tarde notabilizaria, no mesmo Show de Rádio, o saudoso Serginho Leite, isto é, cantava, tocava violão e, claro, fazia humorismo.  

“Tenho um amor melhor que o seu”; “Oração de um jovem triste”; “Como vai você” e “O Homem de Nazaré”, são alguns dos seus incontáveis sucessos.  

Nos anos 80 sua carreira entrou em declínio e a consequência é que ele se tornou usuário de álcool e outras drogas que o levariam à morte em abril de 1992 com apenas 46 anos de idade.  

Dez anos antes, Antonio Marcos havia sido entrevistado na Rádio Bandeirantes pelo apresentador Antonio Celso. Trata-se de um longo e emocionante depoimento que será reprisado em dois programas “Memória”.

Memória - Produção e apresentação: Milton Parron. Rádio Bandeirantes em 86.3 e 90.9. Amanhã, às 7h; sexta-feira, às 23h. Disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple Podcast.

Para a edição 20.008...

Em torno do Hermano

Hermano Pini Filho, ele e seu cachimbo. Engravatado. Todo concentrado. Produzindo mais um Primeiro Plano. Ou esmerilhando a crônica do domingo que virá

Crédito da foto 3 – Banco de Dados; reprodução: João Henrique Medice

Ecletismo. Primeira metade da década de 1970. Em primeiro plano, Rubens Justo (o diagramador Gigi), Hermano (pseudônimo Júlio Pinheiro) e Rafael Guelta, então dedilhando Cultura & Lazer; ao fundo, Donizete Raddi, Daniel Lima, Saulo Leite e Heleni Felippe

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Sábado, 6 de dezembro de 1975 – Edição 2922

RELIGIOSIDADE – São Bernardo revivia a Procissão dos Carroceiros, a mais antiga manifestação folclórico-religiosa do Grande ABC.

EM 6 DE DEZEMBRO DE...

1745 - Criado o Bispado de São Paulo.

1905 – Buenos Aires, 2 – Os patrões dos restaurantes e cafés protestam contra o descanso dominical.

1915 – Santo André cobrava da Companhia Inglesa o alargamento da estação ferroviária; movimento de passageiros crescia, principalmente aos domingos.

1995 – Da crônica “A morte de Lettéria Malatesta”, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu, publicada em sua coluna Diário de Domingo em 3-12-1995:

Às vezes sou dado a premonições e nunca acertei tão em cima da mosca quando previ que havia arranjado problemas ao conhecer a sra. Lettéria Malatesta, semana passada.

Se estão bem lembrados, dona Lettéria é uma velha personagem do Grande ABC do começo do século formada nos fortes ventos das ideias anarquistas.

NOTA DA MEMÓRIA – Prezado Abreu, relendo suas crônicas de 30 anos atrás, não há dúvidas: o material daria um belo livro.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Buriti (MA), Itaqui (RS), Monsenhor Gil (PI) e Rio Tinto (PB).Maceió, capital de Alagoas, que aniversariou ontem, ganhou uma crônica de Victor Huerta Arroyo.

HOJE

Dia da Extensão Rural no Brasil. Data da criação da modalidade em 6-12-1948, no Estado de Minas Gerais.

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

São Nicolau de Mira

6 de dezembro

Ou de Bari. Viveu no século III d.C. Foi bispo de Mira, na Ásia Menor, onde faleceu, com suas relíquias transportadas para Bari, na Itália. A proteção às crianças deu a ele a fama de Papai Noel. 

Ilustração: Franciscanos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;