Deferência Na noite de segunda-feira (1º), no Teatro Municipal, o tucano participou da entrega de troféus do Prêmio SA a esportistas, para desportistas e instituições desportivas que se destacaram em 2025 na cidade
FOTO: Divulgação

Onze meses depois de deixar a cadeira de prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) continua sendo tratado com deferência nas solenidades oficiais da administração. Na noite de segunda-feira (1º), no Teatro Municipal, o tucano participou da entrega de troféus do Prêmio SA a esportistas, paradesportistas e instituições desportivas que se destacaram em 2025 na cidade.
O tucano subiu ao palco para entregar os troféus aos atletas das categorias revelação e destaque. Ele dividiu a tarefa com a vice-prefeita Silvana Medeiros (Avante), que representou o prefeito Gilvan Ferreira (PSDB), e os secretários Valéria Marcelino (Pessoa com Deficiência) e Rafael José Maffei (adjunto de Esporte e Prática Esportiva).
Organizador do evento, o secretário de Esporte e Prática Esportiva Jobert Minhoca (Podemos), vereador licenciado, explicou que a presença de Paulo Serra entre os convidados com direito a entregar troféus se deve à sua condição de ex-prefeito. “Até mesmo por ter iniciado uma transformação no esporte da cidade”, justificou, ao ser questionado pelo Diário.
Segundo Minhoca, o Prêmio SA é “uma celebração que reconhece e valoriza o talento, o empenho e a dedicação daqueles que fazem do esporte andreense um verdadeiro motivo de orgulho para nossa cidade”. Foram premiados atletas, paratletas, promessas, revelações, técnicos, ídolos, destaques, além de clubes e parceiros que, segundo a Secretaria, defenderam “o nome de Santo André com garra, espírito esportivo e superação”.
Apresentado no telão como “prefeito de Santo André (2017-2024)”, Paulo Serra citou nominalmente o sucessor em seu discurso, chamando-o de “querido amigo”: “(Ele) tem dado continuidade, com brilhantismo, à semente de boa gestão pública que a gente plantou lá atrás”. Há menos de uma semana, no dia 25, o ex-prefeito também esteve na inauguração do Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendimento).
Levantamento divulgado nessa terça-feira (2) pelo Instituto Real Time Big Data aponta que o ex-prefeito de Santo André chega a 12% das intenções de voto para o Governo do Estado de São Paulo. Paulo Serra também aparece na disputa pelo Senado, com 9% da preferência do eleitorado paulista. O estudo ainda indica que o tucano registra a menor rejeição entre os pré-candidatos a governador.
A pesquisa foi realizada com 1,5 mil eleitores do Estado de São Paulo, entre 29/11 e 1°/12. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Presidente da Executiva Estadual do PSDB e recém-nomeado primeiro vice-presidente nacional da sigla, Serra é citado em todos os oito cenários testados pela pesquisa. Com Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa, o tucano aparece com 8%. Nos cenários em que o atual governador não figura, hipótese considerada diante de uma possível candidatura presidencial, Serra varia entre 6% e 12%.
Em um dos cenários, Serra supera numericamente a deputada Erika Hilton (Psol), com 8%, e deixa para trás Luiz Felipe D’Avila (Novo), que pontua 3%. Em outro, o tucano aparece com 11%, em empate técnico com o ex-governador Rodrigo Garcia, que marca 13%.
A pesquisa também mediu a corrida ao Senado, cargo para o qual São Paulo elegerá dois representantes em 2026. Serra aparece com 9%, mesmo em um cenário que inclui nomes de grande projeção nacional, como o próprio Haddad e o deputado federal Capitão Guilherme Derrite (PP).
O tucano registra ainda a menor rejeição entre os 12 nomes avaliados a governador: 16%. Na ponta oposta estão Erika Hilton (40%), Haddad (31%) e o deputado Kim Kataguiri (Missão), com 29%.
“De janeiro de 2025 para cá, entre diversos institutos de pesquisa, nosso crescimento é percebido. Isto demonstra que o reposicionamento político do PSDB no Estado e o trabalho realizado em Santo André, em dois mandatos consecutivos, estão sendo reconhecidos. A população paulista busca segurança, responsabilidade e foco, além dos extremos”, afirmou Serra.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.