Memória O historiador Fabio Mikhail Abou Rejaili Siqueira descobre que nomes históricos do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo assinaram os atos de criação dos atuais municípios de São Bernardo “do Campo”, São Caetano “do Sul”, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires
Crédito da foto 1 – Álbum pessoal

LOUVOR
Memória não teve acesso a todas as mesas e exposições nos quatro dias do 16º Congresso de História. Do que se viu, o trabalho de Fabio Siqueira se destaca como o principal, pelo ineditismo.
O historiador focaliza a formação político-administrativa do Grande ABC. Ilustra com a formação de outras cidades paulistas. Homenageia nomes que fizeram história no IHGSP. E abre caminho para um estudo coletivo de toda a Grande São Paulo, um dos temas pensados pelo Instituto para 2026.
A revelação de Fabio Siqueira foi feita durante o 16º Congresso de História do Grande ABC, dia 6 de novembro, em São Bernardo.
É a primeira vez que um estudo engloba os primórdios de cinco da Setecidades num único documento tornado público.
Fábio Siqueira lembra que, nos tempos atuais, o Estado de São Paulo tem 39 municípios em sua Região Metropolitana, sendo sete a compor o Grande ABC.
Narra o historiador:
Tal construção, como todo fenômeno histórico e geográfico, demandou tempo e espaço, e num recorte bastante particular, faz-se necessário explicitar a contribuição fundamental de quatro membros do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, os doutores Miguel Reale, Marrey Junior, Lucas Nogueira Garcez e Synesio Rocha.
SÃO BERNARDO - Jose Adriano Marrey Junior assinou o decreto-lei 14334, de 30 de novembro de 1944, que cria o Município de São Bernardo “do Campo”.
SÃO CAETANO - Synesio Teixeira Rocha assina, juntamente com o governador Adhemar de Barros, a lei estadual 233, de 24 de dezembro de 1948, que criou quatro municípios, entre os quais São Caetano “do Sul”.
DIADEMA - Miguel Reale foi o principal responsável pela criação do Distrito de Diadema, em 1948, elevado a município dez anos depois. Também foi o idealizador do nome Diadema, criando-se o ABCD.
MAUÁ E RIBEIRÃO PIRES – Lucas Nogueira Garcez, em 30 de dezembro de 1953, sanciona a lei estadual 2456, de sua própria iniciativa executiva, que cria quatro municípios na atual Região Metropolitana, entre os quais Mauá e Ribeirão Pires.
NASCE O ABC - Título do trabalho apresentado por Fábio Siqueira durante o 16º Congresso de História do Grande ABC, exposição gravada e que ficará nos anais históricos da região e do IHGSP: “Formação do ABC e da Região Metropolitana de São Paulo - A Contribuição Legal-Administrativa de Quatro Membros do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo”.
AMANHÃ EM MEMÓRIA
No aniversário de Diadema e Mauá:
A íntegra do estudo de Fabio Mikhail Abou Rejaili sobre os princípios da criação dos dois municípios.
O histórico dos padrinhos de Diadema e Mauá.
A participação de Miguel Reale e Lucas Nogueira Garcez junto ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Crédito da foto 1 – Álbum pessoal
FÁBIO SIQUEIRA. Subsídio histórico à formação do Grande ABC como parte da Região Metropolitana de São Paulo
Para a edição 20.009...
Último plantão nos anos 80
Ricardo Hernandes arma sua máquina fotográfica no centro do terceiro andar e corre para sair na foto

Crédito da foto 2 – Banco de Dados; reprodução: Claudio Roberto Medice
Plantonistas. Valdir Fumene (o 1º à esquerda), Ivone Santana, Luciano Vicioni, Daniel Lima, Rosa Baptistella, Malu Marcoccia, Helena Domingues, Milton Saldanha, Flavio Ficarelli, Ricardo Hernandes, este repórter, Alexandre Asquini, Carlinhos e Luiz Carlos Sperandio
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 7 de dezembro de 1975 – Edição 2923
ESPECIAL – Trens atrasados e cheios o ano inteiro.
A Estrada de Ferro Santos a Jundiaí não conseguia atender a demanda de milhares de operários que diariamente percorrem o trecho Grande ABC à Capital.
Os atrasos eram constantes e a superlotação uma regra nas 15 composições elétricas que há 18 anos (desde 1957) transportavam os 100 mil operários da região, em 130 viagens diárias.
SÃO BERNARDO – Durante todo o dia de ontem (6-12-1975) a Cidade da Criança esteve fechada às crianças da cidade. Motivo: a empresa municipal Protur, que cuidava do turismo, alugou a Cidade para a Dersa realizar sua festa de final de ano.
EM 7 DE DEZEMBRO DE...
1905 – Governo do Estado decidia dividir em duas a Secretaria do Interior e da Justiça.
Palermo, 4 – Realizado plebiscito para resolver sobre a municipalização do pão: 8.708 votos a favor, 7.079 contra.
1915 – Realizados os exames finais nas diversas escolas da sede do Município, São Bernardo, sob a supervisão do dr. Christovam da Gama, inspetor literário.
1995 – Estava sendo lançado o livro “A Revolução dos Serviços”, que conta a experiência vivida pela Rhodia Têxtil, de Santo André, que passava a se chamar Fairway Filamentos. Entre os autores, Nelson Tadeu Pereira.
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lançava o movimento ABCDizer, como proposta para alfabetizar toda a região.
Mova de Diadema chegava às fábricas, com dois pensamentos: as peripécias do analfabeto; o iletrado pensa diferente.
Sarita Montiel, “La Violetera”, atriz e cantora espanhola, lembrava suas visitas à Companhia Cinematográfica Vera Cruz, nos anos 50, e o show que realizou no Restaurante São Judas em 1973.
HOJE
Dia Nacional do Cirurgião Plástico
Dia Internacional da Aviação Civil
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Birigüi (1911) e Mongaguá (1913.
Em Santa Catarina, Angelina, Barra Velha, Pinhalzinho e São José do Cerrito.
E mais: Curvelândia (MT) e Ipiranga (PR).
2º Domingo do Advento
7 de dezembro

“Convertei-vos porque está próximo o Reino dos Céus”.
Mateus, 3,1-12.
Ilustração: Santuário Senhor do Bonfim, Parque das Nações, Santo André.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.