Cena Política Titulo Cena Política

Quem vai herdar votos de Alex e Luiz Marinho?

04/12/2025 | 08:47
Compartilhar notícia
FOTO: Fernandes | DGABC
FOTO: Fernandes | DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Alex Manente (Cidadania) e Luiz Marinho (PT), ambos com domicílio eleitoral em São Bernardo, tiveram, juntos, 353.068 votos para deputado federal no pleito de 2022. A pouco menos de um ano da próxima disputa, em outubro de 2026, os dois comunicaram que não pretendem disputar a reeleição. O primeiro diz que já deu a sua contribuição à Câmara e anuncia planos de concorrer a senador. O segundo, licenciado do Legislativo para ocupar a cadeira de ministro do Trabalho e Emprego, atendeu a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para permanecer no governo. Assim, a dúvida é sobre quer vai ficar com o espólio eleitoral da dupla. Na bolsa de apostas, especula-se que os herdeiros serão os ex-prefeitos Paulo Serra (PSDB) e Orlando Morando (sem partido, mas com as malas prontas para embarcar rumo ao MDB).

BASTIDORES

Sem parar

José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros), garantiu nessa quarta-feira (3) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os motoristas associados à entidade, que tem sede em São Bernardo, não vão aderir a eventual paralisação dos caminhoneiros convocada por alguns grupos para esta quinta-feira (4) em todo o País. Os dois conversaram durante a solenidade que marcou a inauguração da primeira fábrica de veículos elétricos da GM no Brasil, na cidade de Horizonte, no Ceará.

Combate à violência doméstica

O deputado federal Alex Manente apresentou o projeto de lei 1074/25, que torna obrigatória a decretação de prisão preventiva na audiência de custódia e proíbe a concessão de fiança nos casos de crime de cárcere privado. A proposta visa combater a violência doméstica e familiar contra mulheres e pessoas idosas. “O agressor se aproveita do ambiente doméstico e do sigilo em relação à sociedade para cometer o crime de privação de liberdade contra a vítima. O cárcere privado não se resume à violência física, também podendo ocorrer por meio de violência psicológica”, afirmou o parlamentar.

Trio prestigiado

Os vereadores do PL de três cidades do Grande ABC receberam destaque em uma publicação do diretório estadual do partido, após cerimônia de filiação realizada na Câmara de Mauá, no início desta semana. Ganharam destaque Mazinho, anfitrião da solenidade, William Lago, líder da bancada em Santo André, e Nina Braga, conhecida pelo seu engajamento em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Placas nos mananciais

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC concluiu a instalação das placas de sinalização visual com alertas visando proteção das áreas de manancial na região. Os equipamentos integram uma iniciativa voltada à proteção ambiental e à conscientização da população sobre a preservação dos recursos hídricos. A implementação dos equipamentos foi realizada com recursos do governo do Estado, viabilizados por meio de projeto apresentado pela entidade regional ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que liberou R$ 1,9 milhão para a realização do trabalho.

Unidos pela segurança

Secretário de Segurança Urbana da Capital, Orlando Morando (sem partido) se reuniu com o prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL). Ambos se destacam pela tecnologia de reconhecimento facial no sistema de monitoramento, que colocou os dois municípios em outro patamar na segurança. “Parabenizei (Tite) pelo brilhante trabalho realizado neste primeiro ano de mandato. Foi também um prazer tirar uma foto ao lado do retrato do seu pai, Anacleto Campanella, que é uma grande inspiração para todos nós”, escreveu Morando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;