Montadoras Marca chinesa, com fábrica na Bahia, faz planos de chegar à liderança do mercado em 2030
FOTO: Divulgação

Há quem ainda torça o nariz para os veículos eletrificados. Ou quem diga que os carros chineses não são confiáveis. Dois mitos que começam a cair, principalmente por conta da estratégia agressiva da BYD. A marca ficou na quarta colocação no ranking de vendas no varejo em novembro, superando montadoras tradicionais como Fiat, Honda e Toyota.
Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e apontam que a BYD emplacou 8.355 carros, o que representa 9,77% de participação no mercado. A chinesa mira chegar à liderança em 2030.
Ao somar as vendas de varejo e diretas, a BYD figura na sétima colocação do ranking geral de carros de passeio, emplacando 9.726 unidades e com 5,34% de market share.
A marca vendeu 4.485 veículos 100% elétricos. No segmento de híbridos, foram comercializadas 5.240 unidades. No varejo, os modelos mais vendidos da BYD no mês foram o Dolphin Mini (2.653). Song Plus (1.630) e Song Pro GS (1.551).
O bom desempenho da marca se deve em partes ao Dolphin Mini, primeiro modelo a ser produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia. A montadora já superou a marca de 10 mil unidades feitas em solo baiano. Desde 2024, quando foi lançado no País, já foram comercializadas 50 mil unidades do carro.
A BYD também avança na expansão da rede. A chinesa já conta com cerca de 200 concessionárias em operação no Brasil. E aparece com líder de vendas em capitais como Brasília, Salvador e Porto Velho, além de ocupar a terceira posição em Curitiba, Goiânia, Maceió, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
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