Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor

Veja a Palavra do Leitor do 'Diário' deste dia 4 de dezembro de 2025

04/12/2025 | 10:20
Compartilhar notícia
FOTO: DGABC
FOTO: DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


CPI da Dívida

‘Toffoli livra Stefânia de ser levada à força para testemunhar em CPI’ (Política, dia 2). Mais um grande (des)serviço é prestado por Dias Toffoli – ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) – ao País, desta vez para São Caetano. Basta uma pessoa envolvida nas mais profundas falcatruas recorrer à Suprema Corte para ganhar habeas corpus e se livrar de dar explicações e esclarecimentos, apresentando as mais esfarrapadas desculpas nas diversas CPIs Brasil afora. A CPMI do INSS, que envolve figurões dos três poderes, é um exemplo escancarado da prática. Agora foi a vez da ex-secretária de Finanças de São Caetano, na gestão do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSD), Stefânia Wludarski, se livrar de dar explicações sobre como o endividamento da cidade chegou a R$ 1,5 bilhão, herança deixada ao sucessor Tite Campanella (PL). É muita grana e pouca explicação. Auricchio havia sido impedido de tomar posse em 2021 por quase um ano pela Lei da Ficha Limpa, devido a condenações por improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, danos morais, uso irregular de verbas públicas etc. E o povo continua não sabendo votar, mesmo numa cidade desenvolvida.

Mauri Fontes

Santo André

Aulas em autoescola

‘Federação vai ao STF para tentar derrubar novas regras da CNH’ (Economia, ontem). Claro, né, afinal acabou o garimpo sem malária dos preços abusivos das autoescolas. Ganha a população, com a medida acertada de acabar com essa palhaçada!

Walter Sousa

do Instagram

Ministro do STF

Virou moda: se a lei incomoda, muda-se a lei. A Constituição sempre foi clara ao garantir a qualquer cidadão o direito de pedir o impeachment de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), cabendo ao Senado aceitar ou não. Agora, por ‘canetada’, o ministro Gilmar Mendes decide que só a PGR (Procuradoria Geral da República) pode fazê-lo. Uma mudança de regra com a bola rolando – e em causa própria. Trata-se de arbitrariedade escancarada e de um perigoso movimento de autoproteção institucional, enquanto o cidadão segue morrendo nas mãos do banditismo, protegido pela impunidade. Para endurecer a lei penal, falta coragem ao Legislativo. Para blindar o poder, sobra ousadia. A Constituição virou peça decorativa? Quando a lei passa a servir aos que deveriam ser por ela contidos, não é a Justiça que avança – é a democracia que recua.

Luciana Lins

Campinas

Brasil exportador

‘Lula afirma que Brasil pode voltar a ser exportador de óleo diesel e gasolina’ (www.dgabc.com.br). O Brasil é uma potência, para tanto é preciso mudar certos conceitos e atitudes. Falta vontade.

Paulo Júnior

do Instagram




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;