Setecidades Titulo Memória

Duas cidades, duas histórias. Com novas informações. Um presente de Fábio Siqueira. À Memória do Grande ABC.

Fabio Mikhail Abou Rejaili Siqueira fala dos padrinhos de Diadema e Mauá e da relação de ambos com o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do qual Dr. Fábio é membro titular

Ademir Medici
08/12/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto – Projeto Memória; reprodução: João Henrique Medice
Crédito da foto – Projeto Memória; reprodução: João Henrique Medice Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Reale, Garcez e o Grande ABC

Pesquisa e texto: Fabio Siqueira, do IHGSP

O criador do D de ABCD

Miguel Reale (1910-2006). Luminar das Ciências Jurídicas e doutor honoris causa pela Universidade de Gênova na Itália.

Secretário estadual de Justiça no governo Adhemar de Barros. Assinou a lei número 8.050, de 31 de dezembro de 1963, que criou na capital os subdistritos de Vila Jaguara, Cangaíba, Limão, Vila Formosa, Vila Guilherme, Jabaquara e Pinheiros. 

Bem antes, Miguel Reale foi quem idealizou o nome ‘Diadema’ quando da sua criação, em 1948, ainda pertencente ao Município de São Bernardo “do Campo”.

Miguel Reale ingressou no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo em 21 de fevereiro de 1979.

Crédito da foto 1 – Álbum pessoal

JUVENTUDE. Imagem integrante da exposição ‘Miguel Reale, jurista, professor, padrinho de Diadema’, iniciativa do Centro de Memória local em dezembro de 2010, comemorativa ao centenário de nascimento do homenageado.

Quatro novos municípios

Lucas Nogueira Garcez (1913-1982). Um dos mais probos políticos brasileiros. Governador do Estado, eleito pelo PSP (Partido Social Progressista) com 672.863 votos em 3 de outubro de 1950. Tomou posse em 31-1-1951, governando São Paulo até 30-12-1953.

Cumpriu mandato de governador do Estado e não se candidatou a nada posteriormente, dedicando-se à notável carreira intelectual.

Garcez sancionou a lei número 2.456, criando quatro municípios, todos na atual Região Metropolitana: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mauá e Ribeirão Pires.

Em 20 de junho de 1953 tomou posse no IHGSP. Foi seu padrinho o ex-presidente Washington Luís.

Crédito da foto 2 – Fonte: Consolare

EM SÃO BERNARDO. Lucas Nogueira Garcez participou dos festejos de 20 de agosto de 1953 na cidade. Inaugurou obras, inclusive a avenida que dois anos depois levou seu nome, interligando a Via Anchieta à Praça Samuel Sabatini

Para a edição 20.010...

Nosso repórter maior

José Marqueiz, Prêmio Esso nacional em 1973, também foi Diário

”Emeric Marcier quando esteve em Mauá, em fevereiro de 1975, visitando a capela onde pintou seus primeiros murais”, escreve Marqueiz, de próprio punho, no verso da foto mais antiga, cujo original foi cedido ao Projeto Memória.

E acrescenta, brincando: “O Marcier é o de barba branca”. 

Para concluir: “Essa foto, não tenho certeza, deve ter sido tirada em um restaurante de Mauá”.

Crédito da foto 3 – Projeto Memória; reprodução: João Henrique Medice

Crédito da foto 4 – Wagner Menezes/Banco de Dados (5-2-1994)

MARQUEIZ. Duas vezes Diário. Ele viveu a virada do News Seller para Diário, entre os anos 60 e 70. Correu mundo e retornou ao jornal nos anos 90 

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Domingo, 7 de dezembro de 1975 – Edição 2923^

CRÔNICA – Uma cidade que já não é da criança.

Como explicar que a Cidade da Criança estava alugada a uma empresa estadual (Dersa), cuja sede fica em São Paulo, e que não dá muita importância a São Bernardo.

Júlio Pinheiro,  pseudônimo de Hermano Pini Filho

MAUÁ – Inaugurados os grupos escolares do Jardim Zaíra e da Vila São João; inaugurado o relógio da Praça Primeiro de Maio.

EXPECTATIVA – Domingo importante para o futebol do Grande ABC: o Campeonato Paulista da Primeira Divisão começava a ser decidido em Catanduva, com o primeiro jogo da finalíssima entre o Grêmio Catanduvense e o Santo André.

IMPRENSA – Diário circulava com 82 páginas, mais o Diarinho. Um recorde.

EM 8 DE DEZEMBRO DE...

1905 – Paris, 8 – Realizavam-se experiências definitivas para a implantação do telégrafo sem fio.

1915 – Celebrado, em Paranapiacaba, o casamento de José Francisco da Silva e Henriqueta Viegas, no oratório particular da casa de João Bruno de Andrade. Após a cerimônia foi servida uma mesa de doces e licores, seguindo-se baile.

1995 – Reunião no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC discutia o futuro da região. Presentes sindicalistas, empresários e o Fórum da Cidadania. 

“É o Brasil não autoritário que está se instalando”, declarou o ministro do Trabalho, Paulo Paiva, o primeiro da pasta a visitar o sindicato.

Comércio da região iria funcionar nos dois domingos anteriores ao Dia de Natal, o que não era usual.

Basquete masculino: São Caetano 109, Mirambava, de Suzano, 80, em partida disputada na quadra do Gonzaga, em São Caetano. E os locais garantiam vaga nas semifinais da Série A-2 do Campeonato Paulista, com direito ao acesso à divisão principal.

HOJE

Dia do Colunista Social

Dia do Cronista Esportivo

Dia Nacional da Família

Dia da Justiça

Dia do Ciclista

Dia do Relógio Biológico

Dia da Cabrocha.

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

8 de dezembro

A data em louvor à Imaculada Conceição remonta ao século 8 no Oriente. No Ocidente há notícia da festa na Inglaterra e na Normandia desde o século 9. Em 1854 o papa Pio IX proclamou como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria.

Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira dos Joalheiros. 

Imagem: Paróquia Imaculada Conceição de Diadema




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;