Setecidades Titulo 66 anos

Na região, Diadema lidera índice de acesso à saúde na esfera nacional

Município aparece na 27ª colocação no País e ganha destaque na cobertura de Atenção Primária

08/12/2025 | 06:30
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC
FOTO: Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Diadema é o representante do Grande ABC com a melhor classificação no levantamento Acesso à Saúde, no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, da CLP (Centro de Liderança Pública). Considerando 418 cidades do Brasil com população acima de 80 mil habitantes, o município aparece na 27ª colocação.

O ranking considera quatro indicadores: Cobertura da APS (Atenção Primária à Saúde); Cobertura da Saúde Complementar; Vacinação e Atendimento Pré-Natal. O levantamento utiliza dados públicos do Ministério da Saúde, como os painéis do e-gestor Atenção Primária à Saúde, da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e os levantamentos realizados pelo DataSUS.

O secretário de Saúde de Diadema, Antônio Carlos do Nascimento, destaca a relevância da APS, na qual o município alcançou com 84,5% de cobertura. “Conceitualmente, a atenção primária é a porta de entrada do morador ao SUS (Sistema Único de Saúde). Esse serviço que inicia para as especialidades e, eventualmente, para o hospital de referência”, disse.

Para o gestor, a questão da ESF (Estratégia Saúde da Família) é a chave para a evolução do acesso mais qualificado. “Em Diadema, 100% da cobertura é feita pelas equipes de saúde da família, que são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. Toda família diademense tem alguém sendo atendido pela equipe da ESF”, comentou Nascimento.

Ainda segundo o secretário, a cidade conta, atualmente, com 95 equipes de ESF. Para o próximo ano, ele prevê a criação de mais 12 equipes para o primeiro semestre de 2026, visando aumentar a cobertura e a frequência de abordagem aos domicílios.

Sistema Fast Track estará em toda a rede 24 horas 

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro de Diadema passou a contar com novo sistema de fluxo de pacientes: o Fast Track, cuja estratégia de atendimento mais rápido para casos leves e de baixa complexidade, com consultório e sala de medicação acoplada. Com isso, foi possível otimizar o fluxo, diminuir o tempo de espera e liberar os recursos da Unidade de Saúde, bem como equipe técnica, para casos mais graves e/ou complexos.

Após retirar a senha, o paciente é direcionado para o setor da Classificação de Risco. De acordo com os sintomas apresentados é classificado por cores de acordo com protocolo de Manchester, ou seja, vermelho para emergência e atendimento imediato; amarelo sendo urgente; e verde e azul, considerados mais simples.A previsão é que o sistema seja estendido a todos os serviços 24 horas de urgência e emergência da rede como UPA e Hospital Municipal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;