Setecidades Titulo Diadema 66 anos

Segurança tem reforço com novas viaturas e motos para uso da GCM

Ampliação da frota vai permitir maior patrulhamento e melhor condição de trabalho aos agentes

08/12/2025 | 07:00
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/PMD
FOTO: Divulgação/PMD Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Zelar por segurança e qualidade de vida aos moradores está entre os principais desafios da gestão Taka Yamauchi (MDB). E, para superar as adversidades, o prefeito entregou na última quinta-feira (4) novas motos e carros para a GCM (Guarda Civil Municipal). O evento aconteceu na Praça Lauro Michels e integra as comemorações de aniversário do município. 

A nova frota vai permitir maior patrulhamento, rondas e melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança municipal. São sete viaturas do modelo TrailBlazer e dez motocicletas. 

O chefe do Executivo agradeceu e elogiou o trabalho do secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva, e destacou, sobretudo, a coragem no enfrentamento para pôr fim aos pancadões em Diadema, promessa apresentada ainda nos tempos de campanha. “É um compromisso com as famílias. Algumas já estavam vendendo seus imóveis por valores baixos por causa dos pancadões e agora já não vão mais sair de suas casas”, disse Taka, ao lembrar que os GCMs dedicam as suas vidas à população e, por isso, é um orgulho poder equipar a corporação.

A iniciativa faz parte de série de medidas realizadas pela pela Prefeitura ao longo deste ano com foco no reforço da segurança pública. Em abril, a gestão já havia criado da Iope (Inspetoria de Operações Especiais) e promovido a reativação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal). As novas estruturas têm reforçado a atuação da GCM com foco em prevenção, agilidade e resposta rápida a ocorrências complexas.

UNIDADE TÁTICA

A Iope nasceu como força de elite da Guarda Municipal, voltada à realização de operações planejadas, intervenções em áreas de maior risco e ações contra eventos ilegais como os chamados pancadões. Com uma equipe altamente treinada, a inspetoria tem elevado o padrão técnico da atuação da GCM.

“Criamos a Iope para a cidade ter uma resposta mais qualificada diante dos desafios que enfrentamos em segurança diariamente. É uma estrutura preparada para agir com precisão e inteligência”, afirmou Taka.

ROMU 

Já a ronda, conhecida pelo patrulhamento ostensivo e abordagem rápida em áreas críticas, retomou as atividades com foco na prevenção da violência. Ela tem atuado de forma integrada com outras forças de segurança.

Cobrança avança com implantação de novos meios de pagamento

A aprovação, por unanimidade, da Lei Complementar nº 579/2025 pela Câmara de Diadema representou passo importante na modernização da gestão do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e dos demais tributos municipais. Entre as principais inovações trazidas pela norma estão a criação do IPTU Digital, a possibilidade de lançamento do imposto em nome do possuidor com ânimo de dono e consolidação dos meios eletrônicos de pagamento por PIX. 

Com o IPTU Digital, a cidade passa ter ferramenta que permite o envio eletrônico de carnês, notificações de lançamento e demais documentos fiscais por meio do portal, do aplicativo e de outros canais. As comunicações eletrônicas terão os mesmos efeitos legais das realizadas por via postal ou por edital, garantindo agilidade e segurança jurídica. 

A lei também aprimora as regras para lançamento do IPTU, permitindo que o imposto seja feito em nome de quem de fato exerce a posse do imóvel com ânimo de dono, quando comprovadas as condições previstas em lei. 

DESCONTO

Para pagamento à vista no exercício 2026 será de 5% e os vencimentos do IPTU ocorrerão em 12 e 13 de janeiro-2026 e serão disponibilizados para entrega aos correios a partir desta quarta-feira, dia 10. Caso o carnê não chegue até 5 de janeiro de 2026 na residência, o contribuinte poderá procurar a Central de Atendimento, acessar o carnê de forma digital no Portal do Contribuinte ou verificar o boleto em sua conta corrente. Ele poderá efetuar o pagamento do IPTU via PIX, isto é, mais facilidade e agilidade no cumprimento das obrigações tributárias perante o município. 

DOAÇÕES VOLUNTÁRIAS

Outra novidade é a inclusão, no próprio carnê de IPTU, de boletos de doações voluntárias destinados a finalidades de interesse público (como fundos municipais e/ou entidades parceiras). As doações são facultativas e a opção de não doar não impede o pagamento do IPTU.

O contribuinte poderá quitar apenas o imposto, se assim desejar, ou o imposto e a doação, em separado. Dessa forma, a Prefeitura oferece forma prática para que quem puder e quiser contribuir apoie ações sociais relevantes, sem qualquer exigência ou vinculação ao pagamento do tributo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;