Aniversariante Primeira etapa das intervenções envolve terraplenagem e fundação; abertura ocorrerá em 2026
Equipamento vai atender 18 linhas municipais; investimento alcançará R$ 12,7 milhões (FOTO: Divulgação)

As obras do novo Terminal Rodoviário Itapark seguem em ritmo acelerado e já ultrapassaram 30% de execução. O equipamento de mobilidade urbana terá investimento de R$ 12,7 milhões e vai atender 18 linhas de ônibus, beneficiando diretamente cerca de 140 mil passageiros por mês.
O projeto prevê um terminal moderno em uma área de aproximadamente 5.000 m², com duas plataformas de embarque e desembarque, além de infraestrutura para garantir acessibilidade, sistema de drenagem eficiente e calçadas adaptadas.
O prefeito Marcelo Oliveira (PT) celebra esse novo equipamento. “Após 12 anos de espera, conseguimos finalmente tirar do papel essa obra tão aguardada. Agora a população começa a ver esse sonho se tornar realidade”, destacou.
Está em andamento a primeira etapa das intervenções, dedicada à infraestrutura, como terraplenagem, fundações e preparação do solo para receber as próximas fases da construção. Outra solicitação dos moradores da região também está sendo atendida. A ponte localizada na Rua Antônio das Neves será reforçada. A tubulação do córrego, que passava por baixo da via e que ainda era de metal, foi substituída por aduelas de concreto.
A expectativa é que o espaço traga mais fluidez ao trânsito, fortaleça o comércio local e promova o desenvolvimento da região, que abriga cerca de 60 mil moradores.
A obra integra o pacote de investimentos em infraestrutura urbana do Paço, que também contempla iniciativas como o programa Tô Chegando, voltado a melhorar a fluidez nas vias de maior movimento. O terminal tem previsão de entrega em outubro do ano que vem.
Nova Estação abre as portas integrada a centro comercial e parada da CPTM
Com a proposta de unir serviço, comércio e lazer, a gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT) entregou em maio o novo terminal rodoviário central de Mauá, chamado de Nova Estação. Além de plataformas de embarque e desembarque aos usuários das linhas municipais de ônibus, o espaço está anexo à Estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Desde o primeiro mandato do atual chefe do Executivo, o equipamento público passou por série de intervenções que visavam melhorar a infraestrutura para os usuários do transporte público, com a reforma das plataformas e das bilheterias que atendem o terminal, além da construção do prédio que comporta o centro comercial,
Já o Shopping Nova Estação tem capacidade para 356 lojas, áreas de alimentação, banheiros com acessibilidade, wi-fi gratuito, escadas rolantes e dois elevadores.
Mauaense tem título contado em livro
O escritor, historiador e jornalista Daniel Alcarría lançou, em novembro, o livro 1985 – A História do Primeiro Título do Futebol Profissional de Mauá, que resgata e eterniza a conquista histórica do Grêmio Esportivo Mauaense na Terceira Divisão do Paulista.
O evento, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, no Centro de Mauá, reuniu diversos protagonistas daquele título. Jogadores, membros da comissão técnica e colaboradores receberam homenagens especiais – incluindo os atletas e profissionais já falecidos.
Foram homenageados ainda elencos do sub-11, sub-13 e do time profissional feminino do Mauaense, reforçando o vínculo entre a história do clube e as novas gerações.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Marcelo Oliveira (PT), além de familiares dos atletas e torcedores.
Segundo Alcarría, o livro busca preservar a memória daquela campanha que marcou o esporte mauaense e consolidou o clube como referência na região. “É uma singela homenagem a esses desbravadores do futebol de Mauá, num contexto em que uniram toda a sociedade, num momento único de celebração. Ouso dizer que o livro é até pouco perto do que esses jogadores, comissão técnica e dirigentes fizeram”, declarou.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.