71 anos da cidade Paço renova 19 áreas, algumas abandonadas, e as transforma em espaços de lazer às famílias; material tem maior durabilidade
FOTO: Denis Maciel/DGABC

Mauá passou a contar este ano com renovadas áreas de lazer que disponibilizam aos moradores brinquedos de madeira, que apresentam maior durabilidade. Foram construídos ou revitalizados pela administração do prefeito Marcelo Oliveira (PT) 19 Espaços da Família e, nesta semana, serão mais dois. O objetivo é, além de oferecer locais de convivência e diversão para as comunidades, otimizar recursos para que a Prefeitura possa investi-los em outras melhorias para o município.
“Quando assumimos em 2021, as praças e parques da cidade estavam muito deteriorados. Assim que conseguimos ter condições financeiras, começamos a revitalizar essas áreas. Escolhemos os brinquedos de madeira para os parquinhos, porque é um material que precisa de menos manutenção e a empresa oferece garantia. Já o de ferro, enferruja rápido, tem de ser substituído a toda hora. Além disso, a troca é por nossa conta”, explica o chefe do Executivo.
Os Espaços da Família contam ainda com mais alguns itens, dependendo da área de cada um deles, como academia ao ar livre, pista de caminhada, miniquadra, parque para os pets, mesas e cadeiras para refeições.
Entre as regiões que receberam a revitalização de suas praças estão Jardim Oratório, Parque São Vicente, Jardim Zaíra, Jardim Maringá e Vila Assis Brasil, além dos parques da Juventude e Gruta Santa Luzia. “São espaços para as famílias se reunirem e terem entretenimento. Antes, elas não tinham para onde ir, fazer seu piquenique e poder curtir momentos de lazer sem custo e perto de casa”, ressalta Oliveira.
Sistema de abastecimento ganha reforço da Sabesp
A falta de água deve passar longe de Mauá já neste verão. A expectativa é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que está em finalizando obras que incluem a construção de reservatórios, novas estações de bombeamento e a substituição de tubulações antigas. Medidas visam ampliar a oferta de água na cidade.
O investimento total é de R$ 166,8 milhões e tem como objetivo corrigir fragilidades do sistema de abastecimento do município, considerado antigo. Entre os problemas apontados pela empresa estão a baixa capacidade de bombeamento, reservatórios insuficientes nos horários de pico e perdas de água provocadas por vazamentos.
A modernização prevê três novos reservatórios, que devem ampliar em cerca de 30% a capacidade de armazenamento, para 56 milhões de litros. Dois deles estão sendo instalados no Jardim Zaíra, região que enfrenta maior dificuldade de abastecimento, e outro no Jardim Anchieta.
Também estão em construção três estações de bombeamento, enquanto outras 11 passam por melhorias. A expectativa é que as estruturas ampliem a potência do bombeamento para os bairros.
Outra frente das intervenções é a substituição de 27 quilômetros de tubulações, o que deve reduzir vazamentos e melhorar a distribuição.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.