Memória História, poesia, fotografia, memórias recuperadas de uma região que tem o que mostrar
Crédito da foto 1 – Projeto Memória

PRAÇA 22 DE NOVEMBRO
Fonte luminosa dança suas cores e formas, acompanham os acordes que escapam pelo alto-falante.
O jardim japonês, sereno, a representar imigrantes que traziam sonhos na bagagem.
O tempo passou, a criança cresceu, a fome do progresso
consumiu espaços e sensações.
A praça não mais existe. Agora habita apenas
os quintais de minhas memórias.
Cecília Camargo, professora, fotógrafa, memorialista, curadora, escritora e restauradora, in “Mauá em Revista”, lançada em novembro.
DIADEMA
Dois mil e quinze. Amaury Martins de Carvalho é o nosso guia em Eldorado, às margens da Represa Billings, juntamente com Walter Adão Carreiro, então funcionário do Centro de Memória de Diadema.
A voz dos dois está gravada. Memória as preserva. Registra casos e situações de uma outra Diadema: o bairro/distrito de São Bernardo a meio caminho da Zona Sul de São Paulo.
Trabalhar com a compra e venda de lenha, atividade antiga em Diadema, que a urbanização e as normais ambientais hoje tornam proibitivas. Nas conversas com os antigos não é difícil encontrar histórias deste setor primário aqui, às barbas da São Paulo Capital.
Manoel Amaral Júnior, o Neco famoso, e José Martins de Carvalho – ou José Carvalho da Cruz, pai do Sr. Amaury – foram sócios e lidaram com lenha, ou mucuta, por anos a fio. “Uns 40 anos”.
Amaury Martins de Carvalho
Depoimento gravado em dezembro de 2015

Crédito da foto 1 – Projeto Memória
TIJOLO À VISTA. Amaury Martins de Carvalho defronte à sua casa dez anos atrás, contando histórias, lembrando a Diadema da infância, da juventude, da autonomia e da vida independente
E atenção
Todos a São Caetano nesta quinta-feira
RAÍZES. E não é que a que a nossa revista maior chega ao seu número 71: prefeito Campanella, gratidão da Memória pela preservação desta pérola
Formação do Grande ABC
Epílogo
Fábio Siqueira e o fecho da sua pesquisa sobre nomes do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo presentes na criação dos municípios de São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires:
“Com esse breve relato da configuração legislativa-administrativa do Estado de São Paulo, focalizando três décadas do século passado, se pretende dar uma humilde contribuição ao entendimento dos processos geográficos e históricos da formação desta referida Unidade de Federação Nacional, que atualmente conta com 645 municípios paulistas”.
Fabio Mikhail Abou Rejaili Siqueira - Membro titular do IHGSP - Escritor, historiador, geógrafo, sociólogo e jornalista

Crédito da foto 3 – Álbum pessoal
3X4. Informações novas para a História do Grande ABC
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 11 de dezembro de 1975 – Edição 2926
MANCHETE – Incidente durante o temporal deixa todo o ABC sem água.
Raio atingiu a casa de força da estação adutora de Riacho Grande, na Billings, o que paralisou o fornecimento de água para São Bernardo, São Caetano e parte de Santo André.
TRENS – Entre um atraso e outro, a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí conseguiu também retardar exames vestibulares.
Pelo menos foi isto que aconteceu ontem (10-12-1975) pela manhã, quando o atraso dos trens provocou o adiamento por 30 minutos no início da primeira prova do vestibular da Faculdade de Educação Física de Santo André, para o qual a maioria dos 500 candidatos vinha da capital.
EM 11 DE DEZEMBRO DE...
1915 – Dentro de alguns dias começaria a funcionar, em São Caetano, a fábrica de manteiga de coco pertencente à firma Picossi & Giorgi, “indústria completamente nova e privilegiada no Brasil”.
Vinte e seis presos fugiam da Cadeia Pública de São Paulo. Os jornais chamavam de “um caso rocambolesco”.
1975 – O futebol do Grande ABC vivia momentos de intensa expectativa, nos dias que antecediam a decisão da chamada “Primeirona” do futebol paulista: Santo André e Catanduvense, no Estádio Bruno Daniel, partida marcada para o domingo, dia 14. Nunca uma equipe da região chegava tão perto do título.
No primeiro jogo, realizado em Catanduva no domingo anterior, um empate sem gols. Agora, a finalíssima, em Santo André.
Um árbitro da Fifa iria apitar a decisão, e a escolha estava entre Romualdo Arpi Filho, Armando Marques e Oscar Scolfaro.
O regulamento não previa que o vencedor seria promovido à principal divisão, em 1976. O EC Santo André sonhava com isso. No entanto...
1990 – Polícia Militar expulsava os ocupantes da Vila Socialista, em Diadema. Na operação, o vereador Boni perde a mão.
HOJE
Dia do Engenheiro
Dia do Tango, em alusão ao nascimento do cantor Carlos Gardel, ocorrido nesta data, do ano 1890, em Toulouse, França. Uma data que era sempre lembrada pelo nosso saudoso colaborador Humberto Moura, de Santo André.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Duartina, considerado a Capital da Seda. Elevado a município em 1926, quando se separa de Piratininga. O nome é em homenagem a um antigo bispo de Botucatu, Dom Carlos Duarte da Costa.
No Mato Grosso do Sul, Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia.
No Rio Grande do Norte, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Grossos, Itaú, Januário Cicco, São Gonçalo do Amarante, São Miguel e São Vicente.
No Rio Grande do Sul, Farroupilha, Guaporé e Silveira Martins.
No Paraná, Campo Magro, Jardim Olinda e Paranapoema.
E mais: Mucurici (ES), Pirapemas (MA) e Pombos (PE).
Bem-Aventurado Hugolino Magalotti
11 de dezembro

Ermitão, Terceira Ordem (+ Itália, 1373). Aprovou seu culto Pio IX em 4 de outubro de 1856.
Fonte e Ilustração: Santos Franciscanos
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.