Palavra do Leitor Confira opiniões dos leitores do jornal sobre tópicos das últimas edições

As cartas para esta seção devem ser encaminhadas pelos Correios (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, CEP 09090-900) ou por e-mail (palavradoleitor@dgabc.com.br). Necessário que sejam indicados nome e endereço completos e telefone para contato. Não serão publicadas ofensas pessoais. Os assuntos devem versar sobre temas abordados pelo jornal. Se julgar pertinente, o Diário utilizará neste espaço comentários referentes a reportagens publicados em suas redes sociais. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos.
Violência contra mulher – 1
‘No Grande ABC, 41% das vítimas de feminicídio são mortas a golpes de facas’ (Setecidades, ontem). Perpétua neles urgentemente. Eles não vão parar.
Genésia Brito do Instagram
Violência contra mulher – 2
‘Mulher tem parte da orelha cortada e foge de cárcere após agressões em Santo André’ (www.dgabc.com.br). Não aguento mais isso, todo dia algo contra nós!
Nayara Carbonini Passos - do Instagram
Violência contra mulher – 3
Todo dia uma notícia contra mulheres e as pessoas ainda duvidam que essa onda redpill, evangelistão, legendários não faz nenhuma lavagem cerebral nesses ‘machos’.
Ewerton Luiz do Instagram
Novas regras para CNH
Acertada decisão do ministro dos transportes Renan Filho e do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de renovarem gratuitamente e sem exames a CNH dos condutores que não tiverem nenhum ponto no ano anterior à renovação. Ainda estamos longe de termos um trânsito seguro, como em outros países, mas até o momento já está comprovado que a burocracia e os altos custos para uma simples licença para dirigir só ajudaram na arrecadação. Certamente com essa nova regulamentação os motoristas estarão atentos para não cometerem infrações e assim haverá diminuição dos acidentes e menos prejuízos para toda sociedade. Tomara tal medida sirva de exemplo para diminuição de outras burocracias governamentais.
Daniel Marques - Virginópolis (MG)
Combate ao crime
A fuga de menores ligados a facções no Rio expõe, mais uma vez, a falência do sistema de contenção do crime. Mas o que mais chama atenção é a seletividade do rigor estatal. Para quem trabalha, empreende e declara imposto, o Estado é implacável. A Receita Federal fiscaliza, multa, bloqueia, executa. Funciona com precisão cirúrgica. Já para o crime organizado, o Estado é frouxo, lento, permissivo. Muros têm buracos, vigilâncias falham, fugas acontecem. A sensação é de que o Brasil criou dois modelos de autoridade: um eficiente para punir o cidadão comum e outro totalmente ineficaz para enfrentar o crime. O resultado é perverso: quem trabalha é vigiado; quem delinque é relativizado. Não se constrói um País funcional com esse tipo de assimetria. Estado forte só para arrecadar e fraco para proteger não é Estado – é problema.
Luciana Lins - Campinas (SP)
Gonet e o STF
O procurador geral da República, Paulo Gonet, vai ter a chance de exercer sua nova função como o único com o poder de pedir impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Dias Toffoli, que já vinha extrapolando nas suas monocráticas decisões da Lava Jato, agora teve a desfaçatez de viajar de ‘carona’ com o advogado do diretor do banco Master, do qual é o julgador no STF.
Tania Tavares - Capital
CPI do INSS
No Brasil da impunidade e da insegurança jurídica, cujos exemplos comprovam sua veracidade, a luz do fim do túnel foi apagada com o desmonte da Operação Lava Jato. O que agrava a situação, justamente, quem deveria incrementar o combate à corrupção que, em agradecimento, devido ao CEP inadequado, deu vez à bandidagem, libertando e devolvendo os bilhões de reais aos confessos da tunga. Agora, a CPMI do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), envolvendo dolosamente personalidades relevantes que, coniventes e sem escrúpulos, saquearam as minguadas aposentadorias dos indefesos aposentados. A diretoria da CPMI é do bem e, apesar da forte resistência do mal, está sobressaindo, embora seja uma gota d’água no oceano chamado Brasil.
Humberto Schuwartz Soares - Vila Velha (ES)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.