Ventania Em Santo André, quedas provocadas por fortes deixam danos a uma residência, danificando móveis e estruturas
FOTO: Gabriel Rosalin/DGABC

Nesta quarta-feira (10), fortes rajadas de vento atingiram o Grande ABC, causando diversos casos de quedas de árvores. Em Santo André, uma delas derrubou uma árvore sobre uma residência localizada na Rua Coronel Seabra, número 1.716, assustando os moradores.
Isabel Maria dos Santos, 50 anos, realizava tarefas domésticas quando ouviu o barulho do telhado sendo destruído. "O vento estava muito forte e, ao ouvir o barulho, saí para ver o que tinha acontecido. Quando cheguei na sala, tudo estava destruído. O forro do telhado caiu e a estrutura cedeu”, contou.
Segundo Isabel, a árvore, que já era antiga, tinha sido alvo de um pedido de poda junto à Prefeitura de Santo André. “A árvore tem mais de 60 anos, e eu já havia solicitado a poda. Um galho estava prestes a cair há tempos. Tenho o protocolo e fotos do atendimento”, afirmou.
No interior da casa, a equipe do Diário constatou que móveis como sofá e painéis de madeira foram completamente destruídos. Isabel disse que irá buscar ajuda da administração municipal para cobrir os danos materiais.
O aposentado Manoel Messias de Oliveira, 77, e morador da casa ao lado, estava secando roupas quando também se assustou com o estrondo. “Moro aqui desde 1952. O vento estava muito forte, e eu vi a sombra da árvore caindo. Foi um grande choque. A Prefeitura prometeu retirar a árvore há três ou quatro anos, mas até hoje não apareceu”, relatou.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
SÃO BERNARDO
Em São Bernardo, a queda de uma árvore foi registrada por volta das 11h, afetando o prédio da Neon Imóveis, na Alameda Dona Tereza Cristina, número 735.
Um colaborador de 27 anos, que preferiu não se identificar, relatou que cinco veículos foram atingidos pela árvore, sendo quatro de funcionários e um de uma cliente. "A árvore estava aqui há muito tempo, e já havíamos solicitado à Prefeitura que a retirasse, não apenas a podasse. A árvore estava sem raiz, e a queda foi muito rápida. Felizmente, ninguém se feriu", explicou o funcionário.
Além da árvore, uma viga de energia elétrica também desabou sobre um veículo no estacionamento. A cliente Mariana Bernardes, 24, teve seu carro atingido e ficou impossibilitada de trabalhar.
"Tudo aconteceu em questão de minutos. Eu estava dentro fazendo uma atualização cadastral quando ouvi o estrondo. Já estou há mais de duas horas sem poder trabalhar e ainda não há previsão para a remoção. A Prefeitura de São Bernardo tem responsabilidade nisso. As árvores são importantes, mas precisam de vistoria regular", comentou a analista de operações de venda.
A queda de árvores também afetou a rede de energia elétrica. A equipe da Enel foi acionada para avaliar a situação e restabelecer o fornecimento.
LEIA MAIS: Ventos afetam operação da Linha 10-Turquesa da CPTM, com mudança em paradas
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.