Setecidades Titulo Memória

Mequinho. E o xadrez de São Bernardo. Uma pesquisa quase pronta. Os campeões voltarão. E envolverão as Setecidades.

Henrique Costa Mecking jogou de 2009 a 2013 por São Bernardo. E fez a diferença

Ademir Medici
14/12/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – Luca Dias Gonçalves (Diário On-Line)
Crédito da foto 1 – Luca Dias Gonçalves (Diário On-Line) Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Há 50 anos, um menino de nove anos seguia em excursão até o Clube Xadrez São Paulo para disputar o seu primeiro torneio oficial da modalidade, representando a cidade de São Bernardo.

Meio século depois, Ricardo Criez, consagrado como enxadrista e responsável pelo esporte no mesmo São Bernardo, retorna ao Clube Xadrez São Paulo para participar de um torneio sênior.

“Foi uma emoção muito grande”, comenta Criez em entrevista do DGABC-TV.

Neste meio século, em paralelo à sua carreira de jornalista – trabalhou no Diário entre 1990 e 1996 – Ricardo Criez realiza uma pesquisa inédita sobre a história do xadrez em São Bernardo. Será seu quarto livro, este o mais robusto, com 800 páginas e muitos nomes como ele que levaram adiante este esporte milenar e cada vez mais praticado no Grande ABC.

Ricardo Criez é o convidado desta semana do programa “Memória do Esporte”, pela TV do Diário.

FLASHES EM DEZ TÓPICOS

1 - O Grande ABC já teve seu Clube de Xadrez regional. Ficava no Centro de Santo André quando toda a região ainda era São Bernardo. Quando o Clube de Xadrez de Santo André terminou, sua sede ficava num casarão da Vila Assunção.

2 – A organização do xadrez, em São Bernardo, começou com Hélder Câmara, em 1968, e deu um grande salto nos anos 70 com Orpheu Lotti, que massificou o esporte.

3 – O xadrez foi uma das modalidades que inaugurou as Olimpiadas Escolares de São Bernardo, hoje Jogos Escolares.

4 – O xadrez faz parte da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. Há um tabuleiro sempre disputado na biblioteca, atividade que vem de longe, dos anos 70.

5 – Foi na “Monteiro Lobato” que surgiu um grande nome do xadrez, Eduardo Gerbelli Neto, dez vezes campeão de São Bernardo e o maior jogador da cidade.

6 – O Caderno de Esportes do Diário já teve uma coluna de xadrez. Isso nos anos 70. Coluna assinada por Wladimir Fernandes.

7 – Ricardo Criez está completando sua pesquisa sobre a história do xadrez em São Bernardo consultando as coleções do Diário mantidas pelo Banco de Dados. Surpreendeu-se ao encontrar a lista completa dos aletas de Mauá nos Jogos Abertos do Interior de 1975.

8 – Naquela época, as equipes de xadrez de Santo André, São Bernardo e São Caetano tornaram-se dissidentes dos JAI, criando os Jogos da Primavera.

9 – Uma grande novidade: o Consórcio Intermunicipal Grande ABC deverá realizar, em fevereiro de 2026, O I Campeonato Individual de Xadrez das Setecidades, com três representantes de cada modalidade por cidade: infantil, juvenil, veteranos e absolutos, feminino e masculino. 

“Surgirão os enxadristas campeões do Grande ABC”, alegra-se Ricardo Criez.

10 – O grande Mequinho defendeu São Bernardo. Fez escola. Além das fotos de hoje, várias outras de Mequinho ilustram a entrevista de Ricardo Criez na TV do Diário. Vale a pena acompanhar.

NO AR

Um livro para o xadrez de São Bernardo na entrevista de Ricardo Criez.

Site do Diário - www.dgabc.com.br  –  e demais plataformas do jornal.

Crédito da foto 1 – Luca Dias Gonçalves (Diário On-Line)

Crédito da foto 2 – Acervo: Ricardo Criez

XEQUE-MATE. Ricardo Criez no DGABC-TV. E Mequinho na seleção de São Bernardo campeã dos 74º Jogos Abertos do Interior disputados em 2010 em Santos: Cícero Braga (e), Diego Berardino, Mequinho, Andrés Rodrigues, Wladimir Zampronha e Ricardo Criez

Para a edição 20.016...

Redação

3º andar

1981

Crédito da foto 3 – Banco de Dados; reprodução: João Henrique Medice

AGITO. Em primeiro plano, os copidesques Silvio, Helena e Elianete; ao centro, os diagramadores; ao fundo, a sala dos teletipos. E mais: Secretaria, Polícia, Esportes, Internacional. Procurem pela Lola, pela Gazzi, pelo Breviglieri, pelo Renato Campos, pelo “mala” do Ademir

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Domingo, 14 de dezembro de 1975 – Edição 2929

VAI, RAMALHÃO – O futebol profissional do Grande ABC vai viver, esta tarde (14-12-1975), o seu dia mais importante, quando o Santo André enfrenta o Grêmio Catanduvense, na grande decisão de título da Primeira Divisão.

No primeiro jogo, em Catanduva, 0 a 0.

Os sete mil ingressos colocados à venda poderão ser esgotados antes das 15h e a previsão é de que a renda ultrapassará a 150 mil cruzeiros, recorde absoluto na história do futebol da região.

O artilheiro Tulica é uma das opções de gol para o Santo André vencer.

CRÔNICA – Santo André tem peito de botar faixa, que hoje é dia de surubim.

Jorge Alvinegro

Um dos pseudônimos do jornalista Fausto Polesi

TORCIDA – Santo André nunca chegou tão perto da Especial.

Textos: Daniel Lima, Edélcio Cândido e Divanei Guazzelli; fotos: Reinaldo Martins e joão Colovatti

EM 14 DE DEZEMBRO DE...

1910 - Lei nº 1222-A cria o Distrito de Paz de Santo André, no Município de São Bernardo, cuja instalação ocorreria no ano seguinte.

NOTA – Santo André foi o quarto distrito de paz do Grande ABC, depois de São Bernardo, Ribeirão Pires e Paranapiacaba.

1915 – Seguiu para a Estação de Baguassú, para tratamento de saúde, Armando Pamplona, subdelegado de Polícia de São Caetano. Em seu posto assumiu o capitão Carmine Perrela, 1º suplente.

NOTA – A estação de Baguassú ficava em Pirassununga (SP). Inaugurada em 1891, chegou ao fim em 1976, cf. o historiador Paulo Henrique Tuckmantel Dias, que mantém o blog ‘Memória de Pirassununga’.

HOJE

Dia da Bíblia. Data criada pelo governo do Estado em 1973 com base em projeto de Gioia Junior. Comemoração no segundo domingo de dezembro.

Dia Nacional de Combate à Pobreza

Dia do Ministério Público

Dia Nacional da Ópera

Dia do Engenheiro de Pesca

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Jundiaí (fundado em 1655) e Caieiras, na Grande São Paulo (emancipado em 1959).

OBS - Ao adotar o feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Jundiaí eliminou o feriado de 14 de dezembro, data de aniversário da cidade.   

E mais: outros 76 municípios, entre os quais: Águas de Chapecó e Balneário Piçarras (SC), Alvorada do Sul e Astorga (PR) e Barra de São Miguel (PB). 

3º Domingo do Advento

14 de dezembro

“Ele vai preparar o teu caminho diante de ti”.

Mateus, 11,2-11.

Ilustração: Arquidiocese do Rio de Janeiro; folheto A Missa (Ano 4, nº 4, 14-12-2025)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;