Política Titulo Impasse próximo do fim

Em encontro, Tite se refere a Aldemir Soares como presidente da FUABC

Indicação do governador, coordenador de Serviços de Saúde já contava com aval dos prefeitos de Santo André e São Bernardo

10/12/2025 | 16:29
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução Redes Sociais
FOTO: Reprodução Redes Sociais Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), reuniu-se nesta quarta-feira (10) com o médico Aldemir Humberto Soares e já o tratou como o novo presidente da FUABC (Fundação do ABC). Soares, coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi indicado para o cargo pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, conforme antecipado pelo Diário, contava com o apoio dos três prefeitos das cidades mantenedoras.

Gilvan Ferreira (PSDB), chefe do Executivo de Santo André, e Marcelo Lima (Podemos), prefeito de São Bernardo, já haviam se manifestado favoravelmente à indicação. Na última segunda-feira, durante agenda em Diadema, Tarcísio afirmou que conversou com Gilvan, Marcelo e Tite e que o coordenador tinha o aval dos três prefeitos.

A escolha do novo presidente enfrentava impasse entre os gestores municipais. Enquanto Gilvan e Marcelo apoiavam Aldemir Humberto Soares, Tite defendia o nome de Ricardo Carajeleascow, diretor do Departamento de Saúde de São Caetano. Em razão da divergência, a reunião do Conselho Curador marcada para o último dia 27, que definiria o indicado, acabou adiada pelo atual presidente da FUABC, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

“O doutor Aldemir é uma pessoa muito preparada, muito inteligente. Não tenho e nunca tive qualquer restrição em relação a ele. Temos de trabalhar para engrandecer a Fundação do ABC e fortalecer a saúde pública da nossa região. E acho que o doutor Aldemir vem para isso, assim como o Dr. Ricardo, que foi o nome que sugerimos”, afirmou Tite.

Segundo o prefeito, contar com os dois profissionais seria o cenário ideal. “São dois quadros técnicos, duas pessoas que pensam na região e têm muito a contribuir, tanto para a Fundação do ABC quanto para a Faculdade de Medicina. Meu objetivo tem sido esse”, completou.

Tite também afirmou que conversou com o cardiologista Antonio Carlos Palandri Chagas, que desistiu de disputar a reitoria do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). Com a retirada de sua candidatura, o atual vice-reitor, Fernando Luiz Affonso Fonseca, da Chapa 1, torna-se o único postulante ao cargo.

“Conversei muito com o Chagas hoje pela manhã. Enalteci seu trabalho. Após nossa conversa, ele teve um gesto grandioso ao retirar sua candidatura, o que fortalece os laços entre comunidade, Faculdade e Fundação”, declarou.

A homologação da chapa vencedora da primeira etapa da eleição para reitor da FMABC havia sido suspensa após o adiamento da reunião do Conselho Curador no último dia 27. Com a desistência de Chagas e o apoio de Tite a Aldemir Humberto Soares, a tendência é que a definição ocorra em breve.

De acordo com Tite, há um cenário positivo se desenhando para que a decisão seja tomada rapidamente. “Temos mais alguns passos a dar nos próximos dias para solidificar essa questão. Acho que o Aldemir, como já disse, é um nome maravilhoso. Um nome que, junto com o do Ricardo, trará muitas coisas boas para a região”, reafirmou.

LEIA TAMBÉM

Tarcísio diz que prefeitos aprovaram indicação para presidente da FUABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;