Cena Política
FOTO: DGABC

Presidente municipal do PL em Santo André, Luiz Zacarias dá mostras de que recuperou o antigo prestígio, que em passado recente lhe garantiu cinco mandatos de vereador e dois de vice-prefeito. Depois da frustrada experiência como candidato ao Executivo pela oposição em 2024, quando amargou a terceira colocação, com 41.224 votos (11,35% dos válidos), o liberal voltou a ocupar espaços estratégicos. Nomeado diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Zacarias está com a agenda cheia. Na segunda-feira, esteve com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em Diadema. Nessa quarta-feira (10), reuniu-se com o diretor-geral do Hospital Estadual Mário Covas, Eduardo Grecco, com quem discutiu aspectos da saúde regional. A retomada do protagonismo deve levá-lo de volta às urnas em 2026. Cortejado por outros partidos, estuda com seu grupo qual caminho deve seguir.
Futuro vice
A próxima dobradinha para comandar o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em 2026 está fechada. Conforme já divulgado anteriormente pelo Diário, o atual vice-presidente e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL-foto), chefiará a entidade regional no próximo exercício, e o futuro vice-presidente também está definido: o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira (PSDB). O anúncio do novo comando do colegiado de prefeitos ocorre ainda neste mês, em assembleia geral com data posterior às celebrações de 35 anos do Consórcio.
Preocupação no MDB
Está claro nos bastidores de que o futuro partido do ex-prefeito de São Bernardo e atual secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, será o MDB. Inclusive, a sua ex-secretária de Comunicação, Thaís Santiago, assumiu a presidência do diretório são-bernardense. Mas quem não está gostando nada disso é a vereadora Luana Eloá (MDB), mais ligada ao grupo do deputado federal Alex Manente (Cidadania). O problema é como ela vai sair da legenda, visto que a janela de transferência partidária para vereadores seria apenas em abril de 2028, sem correr o risco de perder o mandato. Logo, a parlamentar está desconfortável com os rumos da sigla emedebista na cidade e aparenta não endossar o projeto de Morando.
Presidente do Cidadania
Aliás, tanto Luana Eloá (MDB) quanto Shell Gomes (Cidadania) estiveram ausentes na última sessão ordinária da Câmara de São Bernardo, realizada nessa quarta-feira (10). O parlamentar, inclusive, assumiu recentemente a presidência do Cidadania de São Bernardo, mantendo a influência de Alex Manente no comando da sigla, apesar da dissidência de outros vereadores que vestem a camisa do prefeito Marcelo Lima (Podemos). A propósito, Shell Gomes foi a Brasília para um intercâmbio legislativo.
Afinação
O prefeito Gilvan Ferreira (PSDB) se reuniu na noite de terça-feira (9) com a maior parte dos vereadores da base governista no Clube dos Engenheiros. O objetivo do encontro foi o de fortalecer os laços entre os integrantes do grupo político que comanda a Prefeitura de Santo André. O tucano tem intensificado o diálogo com os parlamentares de olho em 2026, que é considerado um ano estratégico pela administração, quando o chefe do Executivo pretende acelerar as entregas do plano de governo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.