Palavra do Bispo Titulo Palavra do Bispo

Jornal do Grande ABC

Bispo Dom Pedro Cipollini
11/12/2025 | 10:07
Compartilhar notícia
FOTO: Seri/DGABC
FOTO: Seri/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Comemorar aniversário é sempre bom quando a causa é boa. E a causa o é. Refiro-me à 20.000 edição impressa do jornal Diário, com seus 67 anos de existência. Merece comemoração e congratulações. A existência de um jornal e sua manutenção é trabalho incrível de equipe e bom direcionamento, nem sempre fácil. 

Os jornais vêm tendo suas características desafiadas pelas novas tecnologias. Porém estes novos veículos não tiraram do jornal o papel de influenciador da opinião pública, desde o surgimento no Brasil do primeiro jornal diário impresso, que foi O Constitucional (1853). Sempre custa manter um jornalismo com coragem e independência na busca do bem comum, características que o Diário procura manter.

Pessoalmente, prefiro ler notícias em papel. Assim, leio o Diário desde que cheguei aqui em Santo André há dez anos. Aliás, até antes de minha chegada. Quando recebi minha nomeação como bispo daqui, procurei me informar e deparei com a existência do jornal. Qual não foi minha surpresa, quando recebi telefonema de um jornalista para escrever uma mensagem, a qual foi publicada antes de minha posse, em julho de 2015. Depois recebi convite para escrever como colaborador, o que faço até hoje com muita honra, pois acredito na proposta do jornal e seus princípios, que percebo, procura cumprir, às vezes com sacrifícios, como no tempo da pandemia.

Além do Diário acompanhar a evolução histórica, social e política da região, creio que o jornal ajudou a criar algo admirável para quem chega aqui: o sentimento de ‘pertença’ da população do Grande ABC. O processo de conurbação uniu municípios dispares que hoje são integrados. Inclusive pelo esforço do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, aliás, outra bandeira do Diário. 

Este sentido de regionalidade, vai de São Caetano a Rio Grande da Serra, de Diadema a Mauá, todos sabem que fazem parte do Grande ABC. Isto não é pouco! É uma base para tudo o que se deseja fazer de bom em termos de solidariedade, sem a qual não há futuro para as cidades. Desconheço uma causa solidária na qual o Diário não tenha se empenhado. Os sete municípios recebem do jornal igual atenção. Isto ajuda na busca de uma sociedade mais igualitária e no desenvolvimento da cidadania, o que se torna mais urgente a cada dia.

Numa situação como a nossa de injustiça social estrutural, não há neutralidade possível, mas o esforço por narrar os fatos e seu contexto, fornecer elementos que proporcionem o conhecimento mais abrangente dos acontecimentos, tem caminhado sem ceder à ideologização, buscando a imparcialidade de ouvir os dois lados da questão, com rigor nos dados e fatos. Isto é muito bom porque ajuda a desenvolver o espírito crítico de quem lê, dando espaço à reflexão. O compromisso com a verdade e o leitor é essencial.

Além da missão de ser caixa de ressonância do Grande ABC, penso que o jornal tem muitos desafios pela frente como a campanha pela vinda do Metrô ao Grande ABC, fator de integração com a Capital e favorecimento da camada mais pobre em relação ao transporte. Aliás ser porta-voz dos que não tem voz na sociedade é um trabalho corajoso e valioso, como mostraram as reportagens deste ano, muito bem feitas e lúcidas, sobre a situação do Polo Petroquímico-Braskem. Foi um alerta, como o foi no passado o empenho do jornal na década de 1970, em reportagens sobre os impactos urbanos e sociais, decorrentes da industrialização acelerada pela promulgação da Lei Billings.

Como religioso, leio na Bíblia os livros dos profetas. Interpretavam para o povo a vontade de Deus que sempre visava o bem, a salvação da comunidade como um todo e a defesa da vida. A preservação dos valores éticos que possibilitam a convivência pacífica numa sociedade justa e fraterna. 

Que o Diário tenha também seu veio profético, deste profetismo de informar, alertar e formar as consciências para a justiça social e a paz, denunciando tudo aquilo que oprime o povo. 

Parabéns ao Diário e todos os que trabalham para que ele aconteça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;