Cena Política
FOTO: Fernandes | DGABC

Depois de ser chamado de “presidente” pelo público em recente visita à cidade, segunda-feira (8), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) será mais uma vez agraciado em Diadema, desta vez com a entrega do título de cidadão honorário. A honraria foi lida nessa quinta-feira (11) no Parlamento e será votada na próxima semana, por meio de projeto de decreto do vereador Juninho do Chicão (Progressistas), líder de governo do prefeito Taka Yamauchi (MDB). O republicano já recebeu tal honraria em São Bernardo, em maio deste ano , enquanto que Santo André deve colocar a sua em votação em breve, a pedido do presidente da Casa, Carlos Ferreira (MDB). A mesma sorte não houve em Mauá, governada pelo PT de Marcelo Oliveira, onde o Legislativo vetou a homenagem.
Dança das cadeiras
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal destituiu Comte Bittencourt (foto) da presidência nacional do Cidadania. O desembargador José Firmo Reis Soub diz que ele se mantinha ilegalmente no cargo desde 9 de setembro de 2023. Segundo a decisão, de domingo (7), a reunião que definiu o novo comando ocorreu “sem observância dos procedimentos estatutários, como a convocação regular e a inexistência de renúncia formal do então presidente”. Restituído ao comando, o ex-ministro Roberto Freire tem 30 dias para convocar eleições.
Mais educação
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), de São Bernardo, esteve em Brasília para reunião no Ministério da Educação, onde tratou da construção de novos Institutos Federais em São Paulo, especialmente em Mauá e Diadema, além da defesa da criação de cursos de Direito e Medicina na região. O parlamentar também se encontrou com o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Kiko Celeguim, e com o deputado federal Jilmar Tatto. Segundo o são-bernardense, as agendas foram produtivas e focadas na busca por recursos e políticas públicas para o Estado.
Segurança em Ribeirão
Prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL) anunciou nessa quinta-feira (11) a autorização para a realização de um concurso público que ampliará o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). A medida integra o pacote de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública na cidade. Volpi também adiantou que a administração já iniciou os estudos para encaminhar, na primeira sessão da Câmara em 2026, um projeto de valorização dos guardas-civis. A proposta deve contemplar melhorias estruturais e de carreira para a corporação.
Ciclone
A deputada estadual Carla Morando (PSDB), de São Bernardo, voltou a criticar o serviço da Enel após o vendaval desta semana, que deixou milhares de pessoas sem energia e afirmou cobrar melhorias da concessionária desde 2019. Segundo a tucana, mesmo após anos de denúncias, a empresa não cumpriu as promessas e continua deixando moradores dias no escuro, enquanto pátios seguem cheios de veículos que deveriam estar nas ruas atendendo à população. A parlamentar também criticou o governo federal pela intenção de renovar o contrato com a empresa. “Só pode ser piada”, disse.
Para encerrar o ano?
A Câmara de Mauá realizou nessa quinta-feira (11) a sessão extraordinária, talvez a última antes do recesso parlamentar até fevereiro do próximo ano, a fim de votar 11 projetos enviados pelo governo do prefeito Marcelo Oliveira (PT). Entre as redações, foram apreciadas a autorização de financiamento externo de US$ 50 milhões junto ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e maiores restrições aos ferros-velhos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.