No Grande ABC Em segundo lugar aparece São Bernardo, com 83,97%, seguido de São Caetano, que atinge 77,26%
FOTO: Denis Maciel/DGABC

Diadema lidera o ranking de transparência pública no Grande ABC, com índice de 98,32%. Em seguida na listagem aparecem São Bernardo, com 83,97%, São Caetano, 77,26%, Ribeirão Pires, 71,88%, Rio Grande da Serra, 69,20%, Santo André, 66,74% e Mauá, com 64,84. A informação consta no Radar Nacional da Transparência Pública, iniciativa da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), que avalia os portais de transparência de órgãos públicos em mais de 130 critérios técnicos. O objetivo é medir o grau de transparência ativa e incentivar boas práticas na gestão pública. Os percentuais são referentes apenas ao portal da Prefeitura.
A metodologia verifica se todas as informações exigidas pela legislação, como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, são disponibilizadas de forma completa e detalhada. Entre os itens analisados estão dados sobre receitas, despesas, licitações, contratos, servidores e estruturas organizacionais.
O levantamento também considera a atualização frequente das informações, a clareza na apresentação dos dados, a facilidade de navegação, a acessibilidade digital e a existência de canais que estimulem a participação popular, como ouvidorias e sistemas de solicitação de informações (e-SIC).
Segundo o diretor do DTIC (Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação), Daniel Veríssimo, promover transparência à gestão foi determinação direta do prefeito Taka Yamauchi (MDB). “Foi um trabalho intenso, que resultou na completa reestruturação do Portal da Transparência, que até então era confuso, desorganizado e não atendia adequadamente à população, e envolveu reorganização e tratamento dos dados apresentados, criação de um novo layout, capacitação das áreas responsáveis pela alimentação das informações e implementação de uma nova plataforma para publicação dos conteúdos”, destacou Veríssimo.
O Radar Nacional da Transparência Pública também classifica os municípios em níveis que vão de Inexistente a Diamante. No Grande ABC, apenas São Bernardo e São Caetano conquistaram o selo Prata. As demais cidades ainda não possuem certificação. Diadema projeta alcançar o selo Diamante no próximo ano.
“Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos. A população tem o direito de saber onde cada centavo está sendo investido. Encontramos uma Prefeitura com computadores sem dados e sem informações claras, o que só prejudicou a população. Essa falta de respeito e transparência não vai se repetir. Governamos com responsabilidade e respeito ao dinheiro do povo”, afirmou o prefeito.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.