Setecidades Titulo Apagão

Enel pode perder concessão pelo descumprimento das metas

Aproximadamente 900 mil moradores do Grande ABC, ou seja, um terço da população, ficaram sem energia no auge da crise

14/12/2025 | 19:06
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC
FOTO: Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O Ministério de Minas e Energia afirmou neste domingo (14) que a Enel poderá perder a concessão para operar no Estado caso não cumpra integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais estabelecidas.

A manifestação ocorreu após a concessionária voltar a ser alvo de críticas devido à demora no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, interrompido pela passagem de um ciclone extratropical que afetou diversas cidades paulistas, especialmente as sete cidades da região. 

No momento mais crítico da crise, na quarta-feira (10), cerca de 2,2 milhões de clientes ficaram sem energia no Estado. Somente no Grande ABC foram 221 mil imóveis, o que representa aproximadamente 900 mil pessoas, um terço da população.

Os ventos, que chegaram a 98 km/h em algumas regiões, derrubaram mais de 300 árvores em todo Estado, número que pode ser maior, pois, somente em Santo André foram 100 árvores. Muitas delas caíram sobre a rede elétrica, causando a destruição de cabos e postes. Até este sábado (13), cerca de 61 mil consumidores ainda permaneciam sem o serviço e, neste domingo (14), são mais de 7 mil ainda sem energia. 

Em nota à imprensa, o ministério informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou rigor máximo na fiscalização da qualidade dos serviços de energia elétrica. Segundo a pasta, o governo não aceitará falhas recorrentes, interrupções prolongadas ou qualquer desrespeito à população em um serviço considerado essencial.

O ministério também destacou que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vem alertando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2023 sobre os problemas relacionados à atuação da Enel.

Ainda de acordo com a pasta, Silveira propôs uma reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), para alinhar responsabilidades diante da situação.

ENEL

Em nota direcionada aos consumidores, a Enel afirmou que o fornecimento de energia já havia sido restabelecido para 99% de seus clientes até este domingo. A empresa informou ainda que segue trabalhando para atender todos os consumidores afetados.

“Desde a manhã de quarta-feira, mobilizamos um número recorde de equipes em campo, chegando a até 1.800 times ao longo dos dias de trabalho”, informou a concessionária.

MULTA

A Justiça de São Paulo determinou na noite de sexta-feira (12) um prazo de 12 horas para a Enel restabelecer o fornecimento de energia. O descumprimento, que ocorreu, já que até este domingo não foi regularizada a situação, acarretaria em uma multa de R$ 200 mil por hora. (Com informações da Agência Brasil)

LEIA MAIS:

Justiça manda Enel restabelecer energia elétrica em 12 horas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;