Setecidades Titulo Monitoramento

Com 200 câmeras, Mauá inaugura Central de Inteligência do Trânsito e Transporte

Estrutura, que vai operar 24 horas com nove plataformas tecnológicas, promete reduzir o tempo de resposta em casos de acidentes

Gabriel Gadelha
Especial para o Diário
15/12/2025 | 20:56
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC
FOTO: Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Prefeitura de Mauá inaugurou a Citt (Central de Inteligência do Trânsito e Transporte), um centro de operações que vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. O aparelho reúne monitoramento do trânsito, do transporte público e das ocorrências registradas nas vias da cidade. 

A estrutura, lançada nesta segunda-feira (15), opera com cerca de 200 câmeras distribuídas em pontos estratégicos do município, em ônibus municipais, em terminais e também em radares.

Uma das novidades é a integração com o programa Waze for Cities, que permite acompanhar em tempo real os índices de congestionamento, identificar vias com maior lentidão e acessar ocorrências informadas por motoristas, como acidentes e pontos de alagamento. 

A parceria também possibilita que a Prefeitura envie alertas diretamente aos usuários do aplicativo sobre interdições e mudanças no tráfego.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Caio Carvalho, o sistema reúne informações de diferentes frentes para agilizar decisões. “Com a integração das plataformas, conseguimos visualizar rapidamente o que está acontecendo e direcionar a equipe mais próxima para o atendimento”, afirmou.

Além do monitoramento por vídeo, a central acompanha em tempo real a localização das viaturas de trânsito por meio de GPS, o que, segundo a prefeitura, deve reduzir o tempo de resposta em casos de acidentes, ou bloqueios viários. “Se ocorrer um incidente, conseguimos acionar quem está mais perto para chegar mais rápido”, disse o prefeito Marcelo Oliveira (PT). 

Para o chefe do Executivo, a iniciativa tem impacto direto na rotina da população. “Menos tempo no trânsito significa mais tempo em casa, com a família, indo e voltando do trabalho e da escola com mais tranquilidade.”

O reforço tecnológico vem acompanhado de ampliação do efetivo. Nos últimos meses, a prefeitura convocou 16 novos agentes por concurso, dos quais 14 já estão em atividade. 

Segundo o secretário Mobilidade Urbana, o atual quadro representa um aumento de cerca de 24% no número de agentes em relação ao início da gestão. Por turno, a central conta com equipes fixas de monitoramento, além de agentes em campo e apoio operacional.

PLATAFORMAS

O Citt integra atualmente nove plataformas, incluindo sistemas de gestão do transporte coletivo, monitoramento de terminais, radares, muralha eletrônica e aplicativos de navegação, como Waze e Google Maps. A central também acompanha, por exemplo, o fluxo de veículos em horários de pico e o deslocamento dos ônibus por linha e prefixo, o que permite sugerir rotas alternativas e antecipar ações em pontos críticos da cidade.

A integração dessas informações, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, permite antecipar soluções e reduzir impactos no transporte coletivo.

A prefeitura informou ainda que a central deverá ampliar a integração com outros serviços, como Defesa Civil, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Civil e Polícia Militar. Há também a expectativa de expansão do número de câmeras e da criação de um centro de operações que reúna diferentes secretarias. 

“Estamos avançando em vários aspectos, desde a reconstrução da cidade com obras, infraestrutura e cuidado das pessoas, que é o nosso objetivo. Essa é uma ferramenta que vai nos ajudar não só na questão do trânsito, mas também na segurança”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

LEIA MAIS:

Mauá inaugura sede da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;