Setecidades Titulo Dezembro Verde

Número de animais abandonados cresce 40% em dezembro

Dado é da União Proteção Animal do Grande ABC; advogada ressalta que ação é criminosa e pode acarretar em reclusão de até cinco anos

15/12/2025 | 21:02
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC
André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O abandono de animais cresce em média 40% nos meses de dezembro. Isso ocorre, segundo a fundadora do instituto União Proteção Animal do Grande ABC, de São Bernardo, Gabriele Mingorance, pois os animais acabam se tornando um empecilho para as viagens de fim de ano e férias.

“Neste mês, explodem os pedidos de resgate. Tanto que nesta época do ano não fazemos eventos de adoção porque o volume de animais abandonados já ultrapassa nossa capacidade de lares solidários e protetores independentes. Não conseguimos lidar com esse pico de crueldade”, destaca a protetora. 

Em resposta a esse crescimento, foi criada a Campanha Nacional Dezembro Verde, com o intuito de alertar a população sobre as consequências do abandono e promover a guarda responsável. 

Segundo Gabriele, muitas pessoas compram filhotes de cães e gatos para presentear no Natal, mas acabam descartando quando percebem que o animal não é uma mercadoria e vai demandar cuidados e restrições à família.

“Acham lindo por alguns meses, mas, no próximo dezembro, quando surge uma viagem, descartam o animal, que cresceu, deu trabalho ou perdeu a novidade, repetindo o ciclo cruel de todo o fim de ano. Animal não é presente nem brinquedo, é membro da família, uma vida que sente tudo como nós e depende de você por oito a 20 anos. Não comprem, adotem”, pede a fundadora da ONG. 

Criada em 2016, a  União Proteção Animal do Grande ABC tem como objetivo organizar e fortalecer o trabalho dos protetores independentes da região. Atualmente, a organização conta com 36 protetores que abrigam aproximadamente 500 cães e gatos abandonados.

A protetora independente Gisele Cunha Rigo, do Abrigo Saltimbancos, localizado no pós-Balsa, em São Bernardo, onde abriga 140 animais, diz que enquanto os números de abandono crescem, o número de adoções diminui. Ela sentiu uma redução de 50% nas feiras que promove. “No último evento fui com 13 filhotes, que costumam ser atrativos, e voltei com todos para casa. As pessoas não querem mais se comprometer”, conta. 

CRIME

A prática de abandono é considerada crime federal pelo artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais número 9.605/98 e pode levar à prisão. “O abandono de animais é classificado como maus-tratos, com penas de reclusão de dois a cinco anos em casos de cães e gatos. A punição pode ser mais severa se houver morte do animal”, afirma a advogada Fabiana Trovó.

Pessoas flagradas abandonando, mesmo em vias públicas ou na porta de ONGs, podem ser presas em flagrante. “A investigação pode usar câmeras para identificar os responsáveis, levando à prisão e responsabilização”, explica Fabiana. 

No dia 8 deste mês, um automóvel foi flagrado pela câmera do celular de um usuário da Rodovia Anchieta abandonando um cão na via, em trecho de São Bernardo. O animal reagiu correndo desesperadamente atrás do veículo, que teve a placa identificada e deverá responder pelo ato. 

Quem flagrar a prática e qualquer outro tipo de maus-tratos, que inclui, além do abandono, negligência, privação de água, alimento e abrigo, acorrentamento e cuidados veterinários, deve denunciar nas delegacias especializadas, como a Dicma (Delegacia de Meio Ambiente). Na região, há unidades em Santo André (11) 4421-3269, São Bernardo (11) 2630-4420 e Diadema (11) 4056-1353. 

LEIA TAMBÉM:

Polícia procura suspeita de descartar animais mortos em praça de Diadema




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;